Ciclistas promovem pedalada de Japeri a Brasília em campanha contra a pedofilia e o feminicídio
Uma bicicleta e pouca bagagem: esses são os equipamentos necessários para um grupo de ciclistas que visa um percurso de mais de 1.100 quilômetros do Rio de Janeiro até Brasília. E a força que move estas pessoas apaixonadas por viajar em duas rodas é a luta por uma sociedade mais justa. Desta vez, os amigos vão pedalar contra a pedofilia e o feminicídio. A largada simbólica ocorreu no sábado (28/08) em frente à Prefeitura.
A busca por igualdade é a marca destes oito amigos. Não é a primeira vez que o grupo faz o trajeto. Antes, em 2019, pedalou 1.200 quilômetros da Vila Militar, no Rio de Janeiro, até a capital federal. Na época, a luta era contra o assédio. Um dos líderes do grupo, Éric Borges da Silva, de 43 anos, destaca o objetivo do grupo: “Nós estamos juntos para chamar a atenção da população para a importância de debatermos temas relevantes para toda a sociedade. Conosco vão jovens e até idosos, todos unidos pela causa”, disse.
A previsão do grupo é chegar até Brasília em até 12 dias. Além dessa mobilização na cidade, o projeto vai percorrer outros municípios do estado do Rio de Janeiro.