Saúde Ocular | 14 de novembro de 2014 - 17:25

Diabetes pode levar à cegueira se não for controlada

Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. A data serve de alerta para a prevenção, diagnóstico e controle da doença, que pode causar diversas complicações no organismo, quando não controlada. Alguns dos órgãos mais afetados são os olhos. Os portadores de diabetes apresentam 25 vezes mais riscos de perder a visão. A principal causa de cegueira em diabéticos é a retinopatia diabética. Ela atinge mais de 75% das pessoas que têm o problema há mais de 20 anos.


O controle rigoroso da glicemia e visitas regulares ao oftalmologista são imprescindíveis para a prevenção da doença. A retinopatia diabética, assim como o diabetes, se desenvolve, na maioria das vezes, de maneira silenciosa. Muitos pacientes só descobrem que são diabéticos quando vão ao oftalmologista devido a algum desconforto na visão, e aí, infelizmente, a doença já poderá ter atingido um grau avançado.


A retinopatia diabética é caracterizada pelo acúmulo de material anormal nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, devido ao excesso prolongado de açúcar no sangue. Assim, estes vasos passam por um processo de deterioração, possibilitando o extravasamento de sangue e gordura, que ocasionam deformidades na retina, conhecidas como microaneurisma ou edema. A doença se apresenta de duas formas: exsudativa e proliferativa. Nos dois casos, pode levar a uma perda parcial ou total da visão.


Como tem evolução silenciosa, alguns sintomas da retinopatia diabética podem surgir apenas em estágios mais avançados da doença, entre eles estão: olhos embaçados, moscas volantes, flashes ou perda repentina da visão.


Devido a métodos modernos de diagnóstico e tratamento, é possível evitar a perda da visão, mas a detecção precoce da retinopatia diabética continua sendo a melhor forma de prevenir danos oculares, podendo reduzir em até 80% o risco de cegueira.


Entre os exames necessários para o diagnóstico e acompanhamento da retinopatia diabética estão: Mapeamento da Retina; Retinografia; Angiografia Fluoresceínica ou Retinografia Fluorescente; Ultrassonografia do Globo Ocular; e Tomografia de Coerência Óptica (OCT).


Apesar da retinopatia diabética ser a doença ocular mais comum em diabéticos, outras doenças graves, como catarata e glaucoma, também podem ocorrer. Por isso, consultas ao oftalmologista precisam fazer parte da rotina de quem tem diabetes, e também de quem não a possui, tendo em vista que 50% dos portadores desconhecem sua condição.


Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes (14/11) foi definido pela Federação Internacional de Diabetes, vinculada à Organização Mundial da Saúde. A data foi introduzida no calendário em 1991. Em 2007, a doença passou a ser considerada um problema de saúde pública. Estima-se que no Brasil existam 13,4 milhões de pessoas com diabetes. O País ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência da doença.

Mais informações no site www.centrokatiamello.com.br, no perfil da clínica no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts, ou pelo telefone: (21) 3344-7321.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

A Drª. Kátia Mello é oftalmologista, com especialização em pediatria. É também diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello (www.centrokatiamello.com.br), localizado na Avenida Presidente Vargas, 132, 3º andar, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. E-mail para contato: contato@centrokatiamello.com.br / telefone: (21) 3344-7321. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts.

Nenhum comentário

Seja o primeiro