Eu amo o que faço | 02 de janeiro de 2017 - 14:00

O que é empreendedorismo de palco?


  • O empreendedorismo chegou para ficar. Um dos temas mais discutidos no mundo moderno, o termo deixou de ser usado exclusivamente por empresários e homens e mulheres de negócios para se popularizar entre as massas. Talvez por esse motivo o empreendedorismo de palco seja cada vez mais comum nos dias de hoje.

  • Se você costuma frequentar bibliotecas e livrarias, já deve ter notado que o setor dedicado a assuntos como empreendedorismo e negócios está crescendo e se destacando cada vez mais. Contudo, no lugar de obras de conteúdo didático, vemos best-sellers que prometem fórmulas para a prosperidade e/ou ensinar o passo a passo para alcançar o grande sucesso e lições para ter uma visão tão empreendedora quanto Steve Jobs.

  • Esse é apenas um exemplo que confirma a teoria de muitos estudiosos do assunto: estamos na era do empreendedorismo de palco. Mas isso é bom ou ruim? As opiniões podem divergir, mas um fato é certo: tudo cuidado é pouco – descubra o motivo.

  • O conceito

  • empreendedorismo de palco é a forma como são denominadas palestras e outras ações realizadas para difundir o empreendedorismo, utilizando técnicas fortemente motivacionais e muitas vezes baseadas em “clichês” como “lute pelos seus sonhos” ou “tudo é possível se você acreditar”. E, embora esses não sejam conselhos ruins, são frases bastante desgastadas e que muitas vezes não condizem com a realidade e os desafios que é empreender.

  • Essa modalidade acaba atraindo um grande público, em grande parte pessoas que ainda não tiveram uma experiência mais profunda com o empreendedorismo e que acabam se encantando com as possibilidades apresentadas. Além das palestras, livros e cursos também são vendidos como uma “fórmula mágica” para o sucesso empreendedor, prometendo apresentar caminhos fáceis e resolver prontamente os problemas dos consumidores.

  • O problema é que, na maioria das vezes, como se pode imaginar, as coisas se mostram muito mais complexas do que as palestras e livros apontam e o futuro empreendedor acaba não encontrando as soluções infalíveis que procurava: muitas vezes acreditando que, ao se ler mais livros, fizer mais cursos e assistir mais palestras, sua situação irá mudar – acabando em um ciclo vicioso.

  • A maior crítica ao empreendedorismo de palco é que os conselhos motivacionais e os clichês que apelam para a emoção acabam fazendo com que pessoas inexperientes tenham uma visão equivocada sobre empreendedorismo, entrem no mercado sem nenhum preparo e acabem se tornando números nas estatísticas de falência, o que é muito frustrante e também prejudicial para o cenário empreendedor.

  • Embora exista uma importância reconhecida no fator motivacional para iniciar qualquer jornada empreendedora, não é saudável que as pessoas façam planos baseados em ilusões e sem noções reais das dificuldades e dos obstáculos que precisam ser superados antes de se alcançar qualquer tipo de sucesso ou reconhecimento.

  • Outro ponto que tornou o empreendedorismo de palco mal visto por muitos empreendedores experientes é o fato de que muitos palestrantes e autores de livros e cursos desse gênero não possuem uma jornada sólida no mundo do empreendedorismo, o que acaba fragilizando a credibilidade desses profissionais e colocando em dúvida se suas dicas e seus conselhos possuem real embasamento.

  • Características do empreendedorismo de palco



  • Palcos bem iluminados, auditórios muitas vezes luxuosos e luzes atraentes, além de trilha sonora envolvente e abuso de slides chamativos e bem estruturados – tudo para criar um ambiente propício para que as mensagens de motivação possam atingir os espectadores com o impacto desejado.

  • empreendedorismo de palco usa e abusa de frases motivacionais e apela para a emoção em seus discursos. Esse tipo de palestra muitas vezes é criticado quanto ao conteúdo, que em muitos casos carece de informações racionais e lógicas (como estatísticas e explicações teóricas), as quais poderiam agregar valor real ao público.

  • O guru ou palestrante normalmente é uma pessoa extremamente carismática, com boa aparência e excelente oratória, capaz de cativar a plateia e passar muita segurança em seu discurso. O palestrante geralmente conta sua história de sucesso no mundo dos negócios, permitindo que o público se identifique com ele, mas raramente menciona as grandes dificuldades e os riscos que o caminho do empreendedorismo inclui.

  • Um dos objetivos do empreendedorismo de palco é vender livros, palestras e documentários para auxiliar futuros empreendedores. O problema é quando esse material se limita à autoajuda e oferece pouco ou nenhum conhecimento prático que possa fazer uma real diferença nos negócios.

  • Viu só? O empreendedorismo de palco pode distorcer totalmente sua visão de negócio – mas só se você permitir. É possível conhecer e absorver dicas úteis desse tipo de modalidade, mas ela jamais deve ser sua única fonte de inspiração.


Gosta dos nossos conteúdos? Para saber mais, continue acompanhando nossas postagens!



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro