Saúde Ocular | 03 de janeiro de 2017 - 19:24

Olhos podem indicar presença de riscos para a saúde cardiovascular

De acordo com a sabedoria popular, os olhos são as janelas para a alma. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que eles também podem revelar muito sobre o nosso corpo físico, indicando a presença de diversas doenças sistêmicas – que afetam todo o organismo. É importante destacar, por exemplo, que vários problemas que oferecem riscos para a saúde cardiovascular, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, podem ser detectados de forma precoce em um exame ocular.


Muitos sintomas, que às vezes passam despercebidos, como visão embaçada, dores de cabeça e olhos vermelhos, podem sinalizar diferentes tipos de doenças. O exame de fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), uma avaliação simples e de rotina, pode detectar problemas no organismo mesmo antes do surgimento de sintomas mais conhecidos da doença.


O fundo do olho é o único local do organismo em que se pode ter visão direta das artérias e vasos, de forma não invasiva, o que possibilita o diagnóstico precoce de diversas doenças.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, o que significa uma morte a cada dois minutos causada por essas enfermidades. As que mais levam ao óbito são: infarto agudo do miocárdio; doença vascular periférica; e acidente vascular cerebral. A obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, diabetes e colesterol elevado estão entre os principais fatores de riscos para as doenças cardiovasculares.


Ao perceber qualquer alteração na visão ou desconforto ocular, procure o oftalmologista. Caso identifique doenças sistêmicas, o médico encaminhará o paciente para o profissional adequado ao caso.


Consultas periódicas ao oftalmologista, no entanto, devem fazer parte da rotina de todos, mesmo que não apresentem nenhuma manifestação ocular, já que muitas doenças, inclusive relacionadas diretamente aos olhos, como o glaucoma, podem ser silenciosas. 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

A Drª. Kátia Mello é oftalmologista, com especialização em pediatria. É também diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello (www.centrokatiamello.com.br), localizado na Avenida Presidente Vargas, 132, 3º andar, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. E-mail para contato: contato@centrokatiamello.com.br / telefone: (21) 3344-7321. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts.

Nenhum comentário

Seja o primeiro