Dicas | 14 de agosto de 2010 - 23:25

Plantas que trazem sorte, dinheiro e felicidade

Baixada Fácil

Plantas que trazem sorte, dinheiro e felicidade
Melhor do que cultivar plantas para redecorar a casa, é poder fazer isso e ao mesmo tempo atrair sorte e prosperidade. Fáceis na manutenção e com uma simbologia peculiar, por meio do paisagismo Feng Shui, algumas espécies harmonizam o ambiente, renovam o ar e ainda podem trazer energia positiva para o interior de ambientes fechados.

Para a paisagista Marizeth Estrela, especializada em Feng Shui, cultivar plantas traz vitalidade, purifica o ambiente (quanto aos poluentes químicos do ar) e favorece o bem estar dentro de casa. Para exemplificar os benefícios do Feng Shui, Marizeth cita o Guia de Planejamento e Arborização Urbana Cesp, CPFL e Eletropaulo. Segundo o Guia, uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. "Outros benefícios são os bons fluídos relacionados ao paisagismo Feng Shui, que permitem atrair felicidade, dinheiro, paz e prosperidade" ensina.

O QUE CULTIVAR PARA ATRAIR...

Felicidade: Árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa e a guilfoylei) Familia Araliaceae atinge 1,5 a 3m de altura. A planta deve ser posicionada próxima a uma janela. Usar floral Star of Bethlehem (Bach), misturando 2 gotas em 30ml de água para quando houver podas e transplante da planta. Existe no mercado um conta gotas para esta finalidade, que pode também ser substituído por um umidificador de cerâmica. Nos espaços onde são utilizados o paisagismo Feng Shui, as plantas estarão simbolizando o casal (a planta macho e a fêmea juntas no vaso) posicionadas no setor relacionamentos da casa, como na sala, por exemplo. No acabamento do vaso, pode-se fazer uso de musgos e cascas de pinus.

Dinheiro: Money Tree (Pachira aquatica) - Para o uso no Paisagismo Feng Shui utiliza-se esta planta no setor da prosperidade da casa. É uma planta muito prática e fácil de cuidar.

Harmonia: Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) Família Araceae - Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Existem opções dessa planta em vários tamanhos (pequenas, médias ou grandes). O lírio-da-paz deve ser cultivado sempre à meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações a cada 3 meses e regas freqüentes garantem o visual do lírio-da-paz. Usar adubação orgânica (Bokashi vendidos em saquinhos de 1 kg). Um item muito importante na escolha do lírio-da-paz é observar sua habilidade de remover os poluentes do ar. Remove também os gases expelidos durante a respiração.

PARA INICIAR O PLANTIO

Qualquer pessoa que queira adotar a jardinagem como hobby pode começar o cultivo com o auxílio de algumas poucas ferramentas, indispensáveis para o manuseio das plantas. O gerente de marketing da Bellota, empresa especialista em ferramentas para jardinagem, Giulliano Chinchio, cita as aplicações de algumas dessas ferramentas:

Pá Paisagismo
Utilizada para cavar o solo para retirada de árvores e plantas.

Sacho duas pontas
Utilizado para trabalhos em hortas e jardins.

Serrote poda dobrável
Para poda de plantas lenhosas e plantas/árvores ornamentais.

Sendo a planta de pequeno porte, utilizar:

Pazinha larga
Compacta para facilitar trabalhos em terraços, canteiros e jardineiras, essa ferramenta é utilizada para a retirada/depósito de materiais como adubos. O cabo ergonômico facilita o manuseio e proporciona maior comodidade durante a execução dos trabalhos.

Enxadinha
Para romper superfícies e retirar ervas daninhas cortadas pela raiz.

Garfo largo
Para a manutenção rotineira do vaso ou da horta é importante que se tenha um cultivador ou um sacho para o preparo do solo e remoção de ervas daninhas. Além da finalidade a que se dedicam, existem opções quanto ao material dessas ferramentas: as ferramentas de fibra de vidro são caracterizadas por sua leveza e resistência, além de serem fáceis de limpar e resistir a intempéries; já as ferramentas de alumínio são fabricadas em peça única à base de alumínio polido, combinando leveza e resistência, e possuem cabo ergonômico revestido com grip emborrachado que permite melhor encaixe da ferramenta à mão e mais conforto durante a execução dos trabalhos.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Acompanhe os comentários...

Total: 2 comentários


  • 20 de setembro de 2010 - 20:23
    Anônimo diz:
    Também achei interessante!

  • 19 de setembro de 2010 - 22:39
    Anônimo diz:
    Muito interessante as matérias!