18 de março de 2021 - 21:55

Festival infantil de artes anima as crianças na web

Baixada Fácil

Festival infantil de artes anima as crianças na web

O Festival de Múltiplas Artes Infantil (Femartin) estreia sua primeira edição no próximo dia 22/03, às 12h, no canal do YouTube da Cia Conte Outra Vez - idealizadora do evento. O encontro reúne artistas e coletivos de toda a Baixada Fluminense até o dia 28 deste mês. Na ocasião, também participam de uma votação onde concorrem a júri popular como 'vídeo mais divertido' no perfil do Instagram do festival. Os dois vídeos mais curtidos e votados, somados em ambas as plataformas (YouTube e Instagram), ganharão - além do prêmio em dinheiro - uma sessão fotográfica profissional para portfólio. 


O projeto foi contemplado no edital de Fomento à Produção e Aquisição de Bens e Serviços da Prefeitura de Nova Iguaçu, via Lei Aldir Blanc, e apostando em uma linguagem divertida para envolver os pequenos em situação de isolamento com brincadeiras e interação, a iniciativa oferecerá programação on-line, acessível e gratuita. Levando ao público infantil, múltiplas linguagens artísticas, como: teatro, contação de história, atrações circenses, palhaçaria, fantoches, etc. A curadora pedagógica do festival fica por conta da educadora Jaqueline Kelly.


A Cia Conte Outra Vez realiza diversas produções e eventos culturais desde 2018 e é coordenada pelas artistas Dayane Candido e Luana Moreira que, desde então desenvolvem produções voltadas para o público infantil. Dayane é cofundadora, atriz, palhaça e produtora da Cia realizando suas produções em praças, parques, ações sociais, festivais, teatros, bibliotecas e escolas. Moradora de Nova Iguaçu/RJ, coloca em prática a linguagem da palhaçaria, desenvolvida com a cia, e do teatro psicofísico, desenvolvido com o Centro de Pesquisa do Ator. Luana também mora em Nova Iguaçu/RJ, e atuante nas artes cênicas desde 2012 pelos palcos, escolas e ruas. Cofundadora e diretora da Cia, desde 2018, busca enriquecer seu trabalho com conteúdos lúdicos e didáticos que estimulem o desenvolvimento cognitivo da criança.


O Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Fenig patrocinam a 1ª edição do Femartin - Festival de Múltiplas Artes Infantil. 


Artistas e coletivos selecionados:


Manhã com Palhaçada - Nicolito e Cacareco (Nova Iguaçu/RJ)


Festa no Céu - Grupo Cultural Cochicho na Coxia (Mesquita/RJ)


Truque de Copos - Sol Sem Dó (Duque De Caxias/RJ)


Abajur Moderno - Thailane Mariotti (Nova Iguaçu/RJ)


Maria Não Quer Dormir - Teatro Mente Mestra (São João de Meriti/RJ)


Mama Mia - Escola Fábrica dos Atores (Nova Iguaçu/RJ)


Contando e Recontando Contos - Cia Villelarte (Nova Iguaçu/RJ)


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação