09 de Janeiro de 2012 - 22:44

Faetec anuncia abertura de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes

Baixada Fácil

Faetec anuncia abertura de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai abrir, a partir desta terça-feira (10/01), inscrições para 112.090 vagas imediatas em cursos profissionalizantes. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (09/01), no Salão Nobre do Palácio Guanabara, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso. O número de vagas é inédito na história da Fundação, que tem o maior programa de educação profissional gratuita do país.

De acordo com o governador Sérgio Cabral, as vagas atendem à demanda do mercado e acompanham o crescimento da necessidade de mão-de-obra qualificada no Estado. “Esses são cursos verdadeiros, que transformam vidas. As pessoas saem com o diploma, capacitadas a conquistar um emprego. Em 2010, o estado recebeu de investimentos, privados, públicos e internacionais, US$ 18 bilhões. Mais da metade dos empregos formais gerados no país até novembro de 2011 foram criados aqui no Rio de Janeiro. Essa é uma modificação que tem que vir acompanhada de qualificação. Temos um grande desafio, que está sendo respondido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia através da Faetec”, disse Cabral.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, enfatizou que não faltará mão-de-obra qualificada no estado. Ele citou um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no qual todas as vagas identificadas têm cobertura de cursos da Faetec. “Cerca de 60% da população fluminense empregada passou por algum tipo de qualificação e isso mostra a importância do nosso trabalho. Hoje, no estado, há 3,7 milhões de pessoas entre 16 e 30 anos, sendo que 500 mil têm nível superior e outras 700 mil já estão empregadas. Com a oferta de 280 mil vagas de ensino profissionalizante, a média é de uma pessoa especializada a cada 10. Posso garantir que, no fim de 2014, a expressão apagão de mão-de-obra não vai existir no estado”, calculou Cardoso.

Segundo o secretário, o número total de vagas não contempla capacitações promovidas a partir de convênios, como o que está sendo firmado com a Light. A secretaria oferecerá uma capacitação de 300 a 400 horas para tentar suprir o déficit de 500 eletricistas, que a empresa recrutará para trabalhar em comunidades pacificadas.

O presidente da Faetec, Celso Pansera, lembrou a importância desses cursos de qualificação, conhecidos na Rede como de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Por conta do treinamento prático associado ao conhecimento teórico aprendido e que agora foram adaptados à tabela do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, em 2011, que tem como objetivo principal expandir a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com a formatação dos cursos da Rede para se adaptarem nesse novo enquadramento eles ganharão reconhecimento”, explicou.


Inscrições começam nesta terça-feira (10/01)

O período de inscrições começa nesta terça-feira (10/01) e segue até o dia 30 deste mês, exclusivamente pela internet, através do site www.faetec.rj.gov.br/sca. O sorteio das vagas será no dia 31. A lista com os sorteados estará disponível no site da instituição no dia 1º de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas entre 1° e 17 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 27/02. A reclassificação para as vagas remanescentes ocorrerá entre 27/02 e 06/03.

Das vagas oferecidas para Caxias, 3.930 são para os CVTs de Parque Muisa, Saracuruna, Olavo Bilac, Itatiaia e Santa Cruz da Serra; 1.850 para o Cetep Caxias, 1.639 no Cetep Xerém e 1.660 na ETE Imbariê. Essas vagas são nas áreas de Solda, Moda, Construção Civil, Automação Industrial, Polímeros, Beleza, Alimentação, Comercial, Informática e Idiomas.

Outras informações podem ser solicitadas na Central de Informações da Rede, pelos números: (21) 2332 4083 e 2332 4085, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Acompanhe os comentários...

Total: 9 comentários


  • 12 de Janeiro de 2012 - 08:02
    Anônimo diz:
    Por diversas vezes login inválido,mesmo após cadastro. Aff

  • 12 de Janeiro de 2012 - 00:19
    Anônimo diz:
    Essa inscrição da Faetec esta uma bosta, ver se melhora isso!

  • 11 de Janeiro de 2012 - 19:48
    bianca laranjeira diz:
    Não consiguimos fazer inscrição nem pela net e nem pessoalmente, o tal posto de inscrição da faetec que segundos eles, disseram que agente poderia ir e fazerpor lá também, NÃO EXISTE!

  • 11 de Janeiro de 2012 - 19:46
    bianca laranjeira diz:
    Esses merdas pensam que o povo é o que? Publica esta merda de falso curso, pra quê? Pra gente se interessar, acessa a porcaria do site, pra aparecer erro de garregamento.

  • 11 de Janeiro de 2012 - 17:42
    Camila Angélico diz:
    Não consigo acessar o site nem ontem nem hj !!!!!! o prazo vai acabar e ninguém consegue fazer essa inscrição!!!!!!!

  • 11 de Janeiro de 2012 - 11:19
    José Luiz Da Silveira diz:
    www. faetec.rj.gov.br/sca não tem link para fazer a inscrição, estamos sendo enrolados !!!

  • 10 de Janeiro de 2012 - 13:41
    daiana bastos diz:
    nao consigo fazer a inscrição pela internet

  • 10 de Janeiro de 2012 - 09:48
    dianna pinto de oliveira diz:
    nao consigo entrar no site , e as inscriçoes nao aparecem no atalho da pagina inicial da faetec.

  • 10 de Janeiro de 2012 - 09:43
    ELINETE ALVES diz:
    não consigo entrar no site. pagina fora do ar.