02 de setembro de 2011 - 16:33

Faetec de Imbariê terá faculdade e escola técnica

Baixada Fácil

Neste sábado (03/09), será realizada a cerimônia do início das obras de construção da Faetec Imbariê, complexo educacional que reunirá o Instituto Superior Tecnológico (IST) e a Escola Técnica Estadual (ETE) de Imbariê. O evento será às 9h, no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), na rua Almirante Cochrane, s/nº, Santa Lúcia, Duque de Caxias, e vai contar com as presenças do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e do presidente da Faetec. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2012.

A Faetec Imbariê, que inclui o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) que já funciona na região, prevê a existência de mais de três unidades prediais distintas. A iniciativa consiste na criação de um Instituto Superior Tecnológico (IST) e de uma Escola Técnica Estadual (ETE), além de dependências para suporte técnico, pedagógico e administrativo. Dentro do complexo, serão construídas também as áreas comuns que irão abrigar a biblioteca, com acervo digital e impresso, quadras poliesportivas, piscina, auditório com capacidade para 300 pessoas, cantina e área de convivência.

A ETE Imbariê irá oferecer cinco cursos técnicos: de Qualidade e de Logística, concomitantes ao Ensino Médio, com 280 vagas por ano, e os de Qualidade, de Logístico e de Segurança no Trabalho, na modalidade subsequente - para quem já cursou o Ensino Médio, com 280 vagas por ano. A unidade também oferecerá qualificação profissional em mais de dez cursos, totalizando mais de 5.200 vagas por ano. Já o IST Duque de Caxias oferecerá o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais (Administração de Empresas voltado para a Produção) com 140 vagas por ano.

“O Rio de Janeiro está recebendo investimentos em diversas áreas e precisamos qualificar a mão de obra em vários níveis, já que com a Copa e as Olimpíadas, o Estado vai crescer. Com os cursos técnicos e superiores de tecnológica, a população da Baixada Fluminense tem a condição de estudar próximo de suas casas, em unidades modernas, garantindo uma formação de qualidade para buscar um emprego. Além disso, as empresas que se instalarem na região poderão procurar profissionais capacitados”, diz o secretário Alexandre Cardoso.

No prédio dos cursos técnicos foram projetadas 14 salas de aula e mais quatro salas distribuídas entre coordenação, inspetores, equipes pedagógicas, professores e coordenadores. Estima-se que nesse ambiente sejam atendidos até 1500 alunos no prédio destinado aos cursos tecnológicos. Serão construídas seis salas de aula híbridas, que será um espaço multiuso onde irão ser ministradas aulas expositivas, acesso dos computadores para alunos, espaço para coordenadorias, para pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, sala dos professores, além de copa e área de serviço. A estimativa dos investimentos com reformas, ampliações, equipamentos e mobiliário é de cerca de sete milhões de reais:

“A Faetec se orgulha de construir um complexo educacional e tecnológico desse porte para a população de Duque de Caxias e Baixada Fluminense. É a inovação tecnológica chegando para a formação de trabalhadores que hoje não têm perspectiva de emprego. Essas escolas e faculdade irão estimular o grande potencial econômico da região”, destaca o presidente Celso.

Expectativas para o crescimento da região
Um estudo sobre os arranjos produtivos locais (APLs) de Imbariê apontou para a necessidade de uma reavaliação do seu potencial econômico. Chegou-se a conclusão de que esse potencial irá se modificar, caso instituições de ensino comecem a formar profissionais capacitados para atuarem não só no município de Duque de Caxias, como nas cidades vizinhas, muito populosas e com necessidade de qualificação técnica para atuação na Indústria, na Construção Civil, nos setores de Transporte, no Turismo Local, além da área de Comércio e Serviços. Com isso a região poderá se tornar um polo de atração de formação profissional para jovens e adultos de Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Petrópolis e São João de Meriti, entre outros.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro