10 de julho de 2011 - 21:03

Faetec oferece cerca de 2.000 vagas para cursos profissionalizantes em Caxias

Baixada Fácil

O segundo semestre deste ano começou com ampla oferta de vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A partir da segunda-feira (04/07), estarão abertas as inscrições para cerca de 10 mil vagas em cursos oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) da Baixada Fluminense. Só em Caxias, são seis unidades, com uma oferta de aproximadamente 2.000 vagas. Esse total inclui 120 vagas para cursos a distância (EAD).

O Cetep Duque de Caxias oferecerá 260 vagas distribuídas entre os cursos de telemarketing (80), depilação (120) e manicure/pedicure (60). Já o Cetep Xerém terá um total de 211 vagas (nos cursos de: informática inicial, computação gráfica, digitação, linux, access, espanhol, inglês, programação visual e cabeleireiro).

Os CVTs engrossam a lista com um total de 1.575 vagas para a população caxiense. O CVT Saracuruna abre 380 vagas e o de Itatiaia, 85. O CVT Olavo Bilac, especializado em Produção de moda, abre para Bordado e customização (80). E o CVT Parque Muísa fomenta a Construção Civil, com 1.030 vagas nos cursos da área.

A novidade desta rodada de vagas está na inscrição dos candidatos, que só poderá ser feita pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) acessando o link http://migre.me/5aOzE. Na página, os interessados encontrarão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. Quem não tem acesso à internet pode procurar a própria unidade dos CVTs e Ceteps em que deseja cursar ou a unidade da Faetec Digital mais próxima de casa para realizar a inscrição. Monitores e funcionários auxiliarão no processo.

As inscrições vão até o dia 16 de julho. O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 18. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 18 a 22 de julho. Para se matricular, os candidatos contemplados no sorteio devem comparecer à unidade escolhida para cursar levando os originais do documento de identidade, do CPF e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso. O início das aulas está marcado para o dia 1º de agosto.

Melhorar a formação

Os CVTs são uma nova geração de escolas profissionalizantes. Oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Ao todo, existem dez unidades na Baixada. Já os Ceteps, com 11 unidades na Baixada, respondem pela maior oferta de vagas da Rede Faetec.

“Nos últimos dias, Rolls Royce anunciou investimentos no Rio de Janeiro, assim como muitas empresas que já chegaram e vão chegar ao Estado por causa dos eventos internacionais. Este ano, vamos oferecer cerca de 300 mil vagas em cursos para capacitar e qualificar a mão de obra do Estado. Os cursos profissionalizantes oferecidos potencializam a oferta de vagas em todos os municípios, já que eles regionalizam a formação de mão de obra”, diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A página da Faetec na internet (www.faetec.rj.gov.br) tem informações sobre todos os cursos profissionalizantes oferecidos no Estado e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los. Para outras informações, o interessado deve entrar em contato diretamente com a escola onde pretende realizar o curso ou através dos números: (21) 2332-4083, 2332-4085 ou 2332-4093

Veja as unidades que oferecem ensino profissionalizante em Caxias:

CVT Itatiaia
Total de Vagas: 85
Cursos: Encanador Industrial (12), Básico em Caldeiraria (19), Inspetor de Solda Nível I (8), Solda-Eletrodo Revestido (12), Soldagem a Maçarico (14), Soldagem MIG-MAG (12) e Soldagem TIG (8)

CVT Olavo Bilac
Total de Vagas: 80
Cursos: Bordado e Customização (80)

CVT Parque Muísa
Total de Vagas: 1030
Cursos: Apontador de obras (120), Armador de Ferro (90), Autocad (60), Bombeiro Hidráulico (60), Carpinteiro de Formas (64), Eletricista Predial (120), Informática Inicial (60), Ladrilheiro (180), NR-10(96), Pedreiro(60) e Pintor de Parede(120)

CVT Saracuruna
Total de Vagas: 380
Cursos: Administração e Gestão de Micro e Pequenos Empreendimentos (60), Informática (200), Operador de Telemarketing/ EAD (60), Auxiliar de Escritório/ EAD (60)

Cetep Duque de Caxias
Total de Vagas: 260
Cursos: Depilação (120), Manicure/ pedicure (60) e Operador de Telemarketing (80)

Cetep Xerém (Caxias)
Total de Vagas: 211
Cursos: Informática Inicial (130), Digitação (15), Programação visual (26) e Cabeleireiro(40)

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro