15 de julho de 2019 - 22:34

Prefeitura oferece curso de inglês gratuito para população em Itaguaí

Baixada Fácil

Saber falar inglês hoje em dia já não é mais um diferencial para as empresas. Um dos idiomas mais falados no mundo tornou-se obrigatórioem currículos. Diantedessa importância, a Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria de Educação e Cultura, está desenvolvendo o Projeto “English in Itaguaí”, um curso gratuito para moradores da cidade com mais de 13 anos de idade, que terá como objetivo o fortalecimento da base necessária para compreensão da língua inglesa. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas escolas municipais até o dia 8 de agosto.


O processo seletivo consistirá em uma prova de produção e interpretação textual (na língua portuguesa e inglesa) para avaliar as habilidades e competências do candidato e, assim, nivelar os seus conhecimentos. A seleção dos alunos acontecerá no dia 20 de agosto, em três horários (9h, 14h e 18h), no Centro Educacional de Itaguaí (CEI). O resultado será divulgado no site da Prefeitura de Itaguaí no dia 26 de agosto.


A matricula dos aprovados no processo seletivo será realizada nos dias 28 e 29 de agosto, das 8h às 17h, no CEI. Os candidatos que não forem selecionados entrarão em uma lista de espera para o caso de possíveis desistências. As aulas começarão no dia 3 de setembro.


O curso


O “English in Itaguaí” é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Programas e Projetos, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e tem como objetivo introduzir conceitos básicos de vocabulários e construções de sentenças, assim como compreensão de textos, e poder aprofundá-los no segundo módulo, visando aprimorar a conversação e a prática gramatical.


“É mais um projeto que a Secretaria de Educação construiu em parceria com um servidor da rede municipal, visando ajudar alunos e demais pessoas da cidade a se prepararem para o mercado de trabalho”, destaca o professor Fabiano Bastos, diretor do Departamento de Programas e Projetos da SMEC.


Inicialmente serão oferecidos dois módulos: básico e intermediário. O módulo básico terá três turmas e contemplará a inserção de vocabulário e os tempos verbais do presente (verb to be, simple presente e present continuous). O módulo intermediário também contará com três turmas, no qual os alunos irão trabalhar os verbos do passado (simple past, past perfect e past continuous), interpretação de textos, além de aprimorar o vocabulário.


As aulas terão inicio no dia 3 de setembro e serão realizadas toda terça e sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, no CEI/CESMI, com duração de três horas semanais. Os alunos irão receber lições elaboradas pelos professores e todo o material impresso com os conteúdos referentes à aula do dia. O curso contará ainda com atividades e estudos para casa, em que os alunos reforçarão os conhecimentos absorvidosem sala. Asavaliações serão feitas durante as aulas no decorrer do curso de acordo com os conteúdos já ministrados.  


Programação


Até 08 de agosto – Período de inscrição (presencial nas escolas municipais)
20 de agosto – 9h, 14h e 18h – Prova de Seleção – Local: CEI/CESMI (Rua Ary Parreiras, nº 1.242 – Engenho)
26 de agosto – Divulgação do Resultado no site da Prefeitura
28 e 29 de agosto – das 8h às 17h – Matrícula – Local: CEI/CESMI (Rua Ary Parreiras, nº 1.242 – Engenho)
03 de setembro – Início das aulas


Horário das aulas


Terça e sexta-feira - 8h às 9h30 (Básico A)
Terça e sexta-feira - 9h45 às 11h15 (Intermediário A)
Terça e sexta-feira - 14h às 15h30 (Básico B)
Terça e sexta-feira - 15h45 às 17h45 (Intermediário B)
Terça e sexta-feira - 18h às 19h30 (Básico C)
Terça e sexta-feira - 19:30 às 20h50 (Intermediário C)


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação