26 de março de 2020 - 19:12

Projeto UÇÁ oferece curso on-line gratuito de capacitação na área de educação ambiental

Baixada Fácil

Projeto UÇÁ oferece curso on-line gratuito de capacitação na área de educação ambiental

Enquanto não é possível voltar à rotina por causa do novo coronavírus, o Projeto UÇÁ — com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — reuniu seu time de pesquisadores e biólogos da ONG Guardiões do Mar para oferecer, gratuitamente, o curso on-line de ‘Educação no Processo de Gestão Ambiental’. O objetivo é contribuir, durante a quarentena, com a formação de professores, profissionais da educação básica e do ensino superior, estudantes universitários, lideranças e demais atores sociais envolvidos ou interessados pela questão ambiental.


O curso possui carga horária de 40 horas, com duração de quatro semanas. Para participar, os interessados devem se inscrever, até 30 de março, pelo link: http://bitly.com/CursoUçá. As aulas terão inicio no dia 31 de março. Ao final, os alunos farão uma resenha acadêmica ou projeto de intervenção ambiental-pedagógico e receberão certificados.


Projetado, inicialmente, para ocorrer de forma presencial em localidades do Rio de Janeiro, o curso, agora on-line, está acessível para todos os estados brasileiros.


Além de proporcionar capacitação profissional durante a quarentena, o curso estimula a reflexão sobre questões ambientais necessárias e urgentes para um mundo mais seguro e sustentável.


“No momento em que estamos vivendo, de medo, onde o confinamento social é incentivado pelas autoridades e médicos, creio que um curso a distância presta um grande serviço à sociedade. Além de gerar conhecimento, contribui para dirimir a propagação do coronavírus e, ainda, mantém a mente dos participantes ocupada com ideias positivas com relação àquilo que mais nos falta na atualidade: compreensão da situação planetária”, destaca o presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga.


Serviço:


Curso a distância ‘Educação no Processo de Gestão Ambiental’
Realização: Guardiões do Mar
Patrocínio: Petrobras
Coordenação pedagógica: Gláucio G. Maciel
Duração: 4 semanas / 40 horas
Início: 31 de março de 2020
Inscrições: de 23 de março a 30 de março de 2020
Certificação: diploma de curso complementar
Trabalho de conclusão de curso: resenha acadêmica ou projeto de intervenção ambiental-pedagógico
Investimento: gratuito
Inscrições: http://bitly.com/CursoUçá
Carta de apresentação do curso: http://bitly.com/ApresentaçãoUçá


O Projeto UÇÁ


Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais, ultrapassando a marca de 61.000 árvores plantadas. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de mestrado. Neste biênio 2018-2020, ele atua na melhoria da qualidade ambiental em 10 municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. São feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores de caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação