Cultura | 13 de junho de 2012 - 13:35

Costa Verde é tema de exposição na Casa de Cultura de Itaguaí

Baixada Fácil
Costa Verde é tema de exposição na Casa de Cultura de Itaguaí
A Casa de Cultura de Itaguaí receberá a exposição ‘Costa Verde II’, do artista plástico Antonio Geraldo Barrozo do Amaral, mais conhecido como Duca. A abertura da mostra será nesta quinta-feira (14/06), a partir das 19h. Durante o evento, que marca a volta do artista após 11 anos sem realizar exposições, haverá apresentação de MPB, com Sérgio Januário e Raphael. As obras poderão ser vistas até 28/06. Duca, que está catalogado no dicionário brasileiro de artes plásticas de Roberto Pontual, apresentará 10 telas para o público.

A exposição atual mantém um diálogo com sua primeira edição, ‘Costa Verde’, realizada em 1980. A diferença entre as duas, segundo a curadora Marisa Vales, está na temática e na força das cores. “Há 30 anos, o foco foi a paisagem da região, já o desta edição está no mar, com cores e tons mais vibrantes destacando os amarelos, os azuis e os verdes”, revela Marisa. ‘Costa Verde II’ apresenta telas com imagens das “cercadas", ou seja, armadilhas indígenas para peixes, que se transformam em verdadeiras catedrais submersas.

Morador do bairro de Coroa Grande, em Itaguaí, desde 1985, Duca, retrata os costumes dos pescadores da região, além de representar um protesto à degradação do meio ambiente nos últimos anos. O artista, que é sobrinho do jornalista e empresário Assis Chateaubriand e tinha um pai intelectual, se prepara para mostrar ao público o seu novo momento. Aprendeu a gostar de arte dentro de casa, convivendo com artistas como Portinari e Di Cavalcanti. Participou da Feira Internacional de Nova York em 1964, e de importantes salões no Brasil e no exterior: Japão, Camboja, Vietnã, Egito e Turquia. Hoje, aos 64 anos, com o mesmo vigor da adolescência, trabalha diariamente, durante seis horas.

A Casa de Cultura de Itaguaí funciona no prédio da antiga estação ferroviária, localizada à Rua Ismael Cavalcante, s/nº, Centro de Itaguaí. Para outras informações, o telefone de contato é o (21) 2688-8460. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Serviço:
Exposição Costa Verde II – pintura em tela
Data: Quinta-feira, dia 14 de junho (vernissage). Aberta até dia 28 de junho
Horário: A partir das 19h na data de abertura. Nos demais dias, a exposição funcionará das 9h às 17h
Local: Casa de Cultura de Itaguaí - Rua Ismael Cavalcante, s/nº - Centro – Itaguaí
Artista plástico: Antonio Geraldo Barrozo do Amaral (Duca)
Curadora: Marisa Vales
Entrada: Franca