Cultura | 13 de outubro de 2020 - 20:57

Escritor Vicente Portella lança obra que expõe realidade do povo brasileiro

Baixada Fácil
Escritor Vicente Portella lança obra que expõe realidade do povo brasileiro

A obra O Pária e Outros Contos é o sexto livro do escritor, poeta e articulador cultural caxiense Vicente Portella. O lançamento será em novembro, mas a obra já está em pré-venda no site da editora Viseu. Em 120 páginas, o autor coloca holofotes sobre questões que abordam a população cada vez mais refém e alvo de um modelo bastante atual e perversamente contemporâneo de sociedade. Os contos trazem parte do universo das favelas do Rio e expõem alguns de seus principais personagens: policiais, bandidos, pastores protestantes, políticos, milicianos e ativistas. No centro de tudo, como personagem principal, o povo. Em especial pobres e negros. 


Heraldo HB, um dos fundadores do cineclube Mate com Angu e produtor audiovisual de Caxias, assina o prefácio do livro revelando toda a densidade da obra e destaca, também, a versatilidade do autor. 'Nos nove contos aqui presentes, o leitor é estapeado por um texto vigoroso, sem chance de terminar a leitura como se nada estivesse acontecendo. É literatura com alto teor de octanagem, pode acreditar. É bom que se diga que o livro traz muito sobre seu autor, suas vivências e facetas. Além de elogiado letrista com forte ligação com a música – seu segundo livro de poemas, Luz da Sombra, por exemplo, teve vários textos musicados por diversos compositores'.   


Vicente atua, desde os anos 80, na cena cultural baixadense e carioca – no teatro, na música e na literatura – e conta que seu processo criativo é a maturação. 'Eu penso, formulo, digiro o formulado, repenso, refaço, entro em colapso e aí, então, passo tudo para o papel. Depois vou lapidando a pedra bruta. O Pária, por exemplo, levou de três a quatro meses para ser escrito, mas o texto em si já estava impregnado na alma', conclui Portella; contando ainda que suas principais inspirações são pessoas, amores, angústias, o próprio Brasil e o instinto de sobrevivência. Anteriormente publicou os livros: Parto do Pensamento — poesia (em parceria com a poetisa Elaine Caldas) – 1987; Luz da Sombra – poesia – 1993; Anjos do Pé Sujo – romance – 2005; Prosa Delirante – romance – 2016 e Sensações – contos – 2016.  


 


* Pré venda: https://www.eviseu.com/pt/livros/1532/o-paria-e-outros-contos/


* Book trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zNMmI_6rrXQ&feature=youtu.be