Cultura | 20 de julho de 2019 - 00:13

Inspirado em Mito do Édipo, Tebas Land é destaque no Teatro Firjan Sesi Caxias

Baixada Fácil
Inspirado em Mito do Édipo, Tebas Land é destaque no Teatro Firjan Sesi Caxias

O Teatro Firjan Sesi Caxias recebe nesta quarta-feira, 24/07, a dramaturgia assinada pelo uruguaio Sergio Blanco, Tebas Land. O drama narra os encontros ocorridos na quadra de basquete de uma prisão, entre Martin, um jovem delinquente, e um escritor que tem como objetivo contar a história do criminoso através de uma peça. O espetáculo é inspirado no mito de Édipo, personagem da mitologia grega, e na vida de São Martinho de Tours, santo europeu do século IV.


A montagem não foca na reconstrução do crime de Martin, mas na rica representação cênica dos encontros entre os dois atores, Otto Jr. e Robson Torinni, e os personagens que representam. A tradução é de Esteban Campanela e a direção de Victor Garcia Peralta.


A dramaturgia é construída durante a ação da peça, oscilando entre a discussão do fato ocorrido e o desenvolvimento do texto. Durante a apresentação, o espetáculo é gravado por câmeras de segurança e as imagens são projetadas em uma tela em tempo real. Um emocionante encontro, quase documental, de duas pessoas de mundos completamente distintos, com uma sedutora combinação paralela entre a razão e a emoção dos personagens.


Tebas Land é uma das peças contempladas pelo Edital Oi Futuro para ser apresentada na rede de teatros Firjan Sesi em2019. A iniciativa faz parte da parceria entre Firjan Sesi e Oi Futuro pela difusão da cultura no estado do Rio de Janeiro através do fomento à produção de novos espetáculos. A peça venceu os prêmios Shell de Melhor Ator (Otto Jr.) e Botequim Cultural de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Robson Torinni).


Ficha técnica


Texto: Sergio Blanco
Tradução: Esteban Campanela
Direção: Victor Garcia Peralta
Elenco: Otto Jr. e Robson Torinni
Cenografia: José Baltazar
Iluminação: Maneco Quinderé
Direção de movimento: Cris Amadeo
Trilha sonora: Marcelo H
Assessoria de imprensa: Flávio Tenório
Designer gráfico: Alexandre Castro
Direção de produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Produção: Galharufa Produções Culturais
Realização: REG’S Produções Artísticas
Idealização: Robson Torinni e Victor Garcia Peralta


SERVIÇO:


Local: Teatro Firjan Sesi Duque de Caxias – Rua Arthur Neiva, 100
Data/horário: 24/7, às 20h
Ingressos: R$ 22 (inteira) | R$ 11 (meia)
Classificação: 16 anos
Gênero: drama
Duração: 100 min