Cultura | 09 de agosto de 2017 - 18:12

Jornalista lança livro sobre a Baixada Fluminense em Guapimirim

Baixada Fácil
Jornalista lança livro sobre a Baixada Fluminense em Guapimirim

A Secretaria Municipal de Cultura de Guapimirim promoveu, na última sexta-feira (07/08), o lançamento do livro “Baixada Fluminense em Preto e Branco”, do jornalista e fotógrafo Paulo Santos. Por meio de narrativas e fotografias, a obra remonta a história da formação dos municípios que compõem a Baixada Fluminense, mostrando o panorama histórico de cada cidade.


Sobre Guapimirim, o livro expõe fotografias que remontam o patrimônio religioso e cultural material, entre eles, o museu Von Martius e a Casa Bernardelli, além de abordar, por meio dos textos, a formação das identidades da população da Baixada Fluminense.


Durante o evento, foi possível observar nas placas expostas algumas fotos e parte das histórias retratadas no livro. O secretário de Cultura, professor Luiz Claudio, comentou sobre como o município de Guapimirim se insere no contexto histórico da Baixada Fluminense e ressaltou a importância do lançamento de obras literárias na cidade a partir de parcerias com artistas e artesãos locais.


A secretária de Educação de Guapimirim, Cecília Pais, afirmou que é muito importante ter pelo menos um exemplar do livro em cada escola, para que os alunos e professores tenham acesso à obra, que mostra também a criação da identidade do município.


Por fim, o autor Paulo Santos contou sobre sua trajetória, a dimensão do trabalho desde o lançamento da primeira edição lançada e sobre suas expectativas para o trabalho.


A noite de autógrafos contou com a apresentação de um tributo a Cartola, por Reizilan Cartola Neto, que cantou sucessos de seu avô.