Cultura | 08 de abril de 2017 - 21:51

Livro de autor iguaçuano sobre a Baixada Fluminense é destaque em livrarias estrangeiras

Shirley Costa e Silva
Livro de autor iguaçuano sobre a Baixada Fluminense é destaque em livrarias estrangeiras

As “dores” e as “delícias” de quem mora na Baixada Fluminense são retratadas no novo livro do escritor iguaçuano Thiago Kuerques, Território, que teve seu primeiro lançamento neste sábado (08/04), na Livraria Nobel Café Donuts, em Nova Iguaçu. Publicada pela editora portuguesa Chiado, a obra já pode ser encontrada na Saraiva e na Livraria Cultura; nas principais livrarias de Portugal; e em livrarias on-line da Espanha e Holanda. O próximo lançamento será no dia 12/05, às 19h, na Saraiva do Shopping Nova Iguaçu - Avenida Abílio Augusto Távora, 111 - Loja 4025 – 2º Piso – Centro.


Na conversa abaixo, o autor conta mais ao BAIXADA FÁCIL sobre a temática do livro e o seu processo de produção:




Qual é a temática do livro?
O livro trata de contos - histórias curtas - que usam a Baixada como cenário e como personagem. Batem no orgulho de serem sobre nós e para nós. Muito mais que questões de cidade grande, muito mais que histórias de praia. O livro apresenta histórias de gente da Baixada. De quem pega trem lotado, de quem sofre com descasos, mas que também tem seus sonhos, suas fantasias, suas frustrações, suas alegrias. São histórias com realismo, romance, realismo fantástico que trazem uma mensagem muito necessária para os tempos que estamos vivendo.


O que o motivou a escrevê-lo?
A falta de representatividade sempre foi um incômodo. Primeiramente pela vivência geral. Sempre trabalhei, como a maioria dos moradores da Baixada, na capital. Vivi o trajeto diariamente. O olhar e o tratamento de quem é de fora com quem mora na Baixada é cruel. São ironias, são preconceitos. Já perdi emprego por morar na Baixada com argumento de que vivia longe para alguém que estava morando na Zona Oeste e que muitas vezes demorava mais que eu para chegar. Na literatura - tanto gibis ou HQs quanto em clássicos e até em contemporâneos - não me via. Não havia algum espelho ou identificação. A partir destes pontos resolvi escrever histórias que poderiam ser de quem cruza comigo na rua para quem cruza comigo na rua. O livro é uma forma de valorizar as pessoas que aqui vivem para quem for de fora saber exatamente quem são. Para quem está de frente pro mar olhar aqui para trás também e pensar: caramba, lá na Baixada também tem coisa boa!


Quanto tempo levou para escrever a obra?
Alguns contos têm mais de cinco anos. Outros têm meses. A ideia do livro surgiu em fevereiro de 2016. Elaborada, histórias sendo escritas, o livro foi finalizado em junho de 2016. Faria autopublicação como já havia feito com outros dois livros. Mas esse, pela maturidade literária e pela relevância regional, preferi enviar para editoras. O original foi aceito em julho pela Chiado, editora portuguesa com filial em São Paulo. Foi um golpe de sorte que todo escritor sonha em ter.


O que o leitor pode esperar do livro?
Devo muito a aceitação do original por uma editora internacional à Baixada Fluminense. Por esses 31 anos de vida na terra, pelos problemas e pelas alegrias. Por cada pessoa que passou impressões originais, pela minha formação como pessoa, como cidadão. Devo isso a todo morador da Baixada e é isso que espero que ele sinta na obra. É sua vida como retrato literário. É o engarrafamento, o churrasco de final de semana, a festa de família, o orgulho da terra sendo levado para fora, para a capital do estado, para outras cidades do Brasil e do mundo.


Livro:

Território
Autor: Thiago Kuerques
Gênero: Contos - Ficção
Editora: Chiado Editora
Preço: R$ 36,00
Número de páginas: 360 páginas

Sobre o autor: Escritor iguaçuano, nascido em 1985, é contista, cronista e poeta tendo publicado o irônico O Cara Que Não Publicava Livros (Clube de Autores, 2012) e o poético Ensaio dos Poemas Pelados (Clube de Autores, 2013). Iniciou a carreira literária aos 17 anos quando premiado no concurso Projeto Redação 2002 da Folha Dirigida, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional, com o conto Sonho Perdurado.


Lançamento:

Noite de autógrafos e bate-papo com convidados sobre a Baixada Fluminense
Data: 12/05/2017
Horário: 19 horas
Local: Saraiva Shopping Nova Iguaçu - Avenida Abílio Augusto Távora, 111 - Loja 4025 – 2º Piso - Centro - Nova Iguaçu - RJ. Telefone: (21) 2669-6511
Entrada: gratuita
Página no Facebook: www.facebook.com/Territoriolivro / Twitter: @thiagokuerques / Instagram: @thiagokuerques