Cultura | 30 de agosto de 2021 - 15:21

Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí abre inscrições para novos alunos

Baixada Fácil
Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí abre inscrições para novos alunos

Estão abertas as inscrições para novos alunos ingressarem na formação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí, projeto que une música e educação para crianças e jovens entre 8 e 19 anos, estudantes da rede pública de ensino das Secretarias Municipal ou Estadual de Educação de Itaguaí (município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro). A segunda etapa para a formação da OSJ de Itaguaí está recebendo pré-matrícula para 60 novos alunos até 3 de setembro, pelo link http://bit.ly/INSCRICAOITAGUAI. Ao realizar o cadastro, o IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação entrará em contato com o responsável do aluno.


Com aulas de formação musical para os instrumentos de Viola, Violino, Violoncelo, Contrabaixo acústico, Flauta Doce e Percussão, a partir de 9 de setembro, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Para celebrar o sucesso da primeira etapa de inscrições para a formação da Orquestra, que atendeu 68 alunos do município de Itaguaí – para instrumento de sopro –, com aulas práticas iniciadas em 22 de junho de 2021, o IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação abre neste semestre mais 60 vagas para novos alunos, com aulas híbridas, ou seja, online e presencial, sendo as aulas presenciais ministradas no Sítio Jonosake. O objetivo final é formar 128 jovens músicos de orquestra.


Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro fazem parte da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Esses jovens ainda compõem variadas formações musicais, orquestras sinfônicas, cameratas, coros, etc. Formações estas que se apresentam em salas de concerto de grande visibilidade, onde já dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior. A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.


Estamos ansiosos para o início das aulas em Itaguaí. A educação e a música são meios concretos para a construção da transformação social, possibilitando aos alunos novos horizontes e resultados duradouros para eles e suas famílias”, comemora Denize Vieira, Presidente do Instituto Brasileiro de Música e Educação, sobre beneficiar crianças e jovens de Itaguaí com a formação musical.


Serviço:


Novas vagas para instrumentos de corda e percussão
Formação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí
Inscrições: http://bit.ly/INSCRICAOITAGUAI
Matrícula/Inscrição: até 3 de setembro de 2021
Início das aulas: 9 de setembro de 2021
Quem participa: estudantes da rede pública de ensino das secretarias municipal ou estadual de Educação
Faixa etária: 8 a 19 anos
Vagas:60 estudantes
Instrumentos:Viola, Violino, Violoncelo, Contrabaixo acústico, Flauta Doce e Percussão
Locais das aulas:on-line e presencial no Sítio Jonosake (R. Norma Okasaki Inoue, 23, Santa Cândida - Itaguaí – RJ)