Cultura | 01 de agosto de 2011 - 20:34

Teatro Raul Cortez terá oficina gratuita de tambores

Baixada Fácil
Teatro Raul Cortez terá oficina gratuita de tambores
O palco do Teatro Municipal Raul Cortez vai abrigar uma oficina de tambores no próximo dia 8 de agosto, das 14h às 18h. A iniciativa é voltada para profissionais de dança e música, com perfil de professor ou instrutor, blocos afros, nações griôs e entidades culturais afins e parceiros, direcionados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, através da escola de artes. Outra atração será a exibição do filme “Lixo Extraordinário” no Museu do Duque de Caxias (av. Automóvel Clube, Taquara) no dia 14, a partir das 15h, com apresentação do músico Canthídio e do grupo Tambolelê. Ambos os eventos são gratuitos.

O projeto Cinearte Sarau 2011 é uma iniciativa da Petrobras, que teve início em junho em Cordisburgo, Minas Gerais, e previsto para passar por 36 cidades de quatro estados. O projeto tem como perfil buscar acolher manifestações artísticas de forma democrática, que vão desde artistas de rua a grupos de grande expressão e reconhecimento, diz o coordenador do projeto, Mauro Maya. “Aproximar a população, sobretudo a carente, do artista e do fazer artístico, aumenta a autoestima e o autoconhecimento, além de estimular o resgate cultural e o desenvolvimento de novas atividades”, acrescentando que o Cinearte já atingiu, desde 2006, um público aproximado de 300 mil pessoas.


Tambolelê
A inspiração vem da cultura afro-mineira; a sonoridade, da poesia sagrada e contemporânea dos tambores. O Grupo Tambolelê é formado por Santonne Lobato, Geovane Sassá e Sérgio Pererê. Além de percorrer o país, vem conquistando espaço em outros países, com apresentações que remetem à herança negra das raízes culturais brasileiras. Tendo como foco central a emoção, o Tambolelê sempre leva ao palco, além de muito entusiasmo, a magia dos elementos das congadas e uma mistura de ritmos ancestrais com pitadas de sons contemporâneos, como blues, rock'n roll, funk e black music. Nos shows, os tambores e as vozes do trio recebem a companhia do baixo de Luizinho Horta. O que se ouve é um som novo, que passeia com competência entre claras inspirações de raízes, do pop e, ao mesmo tempo, da música erudita.

Lixo Extraordinário
O filme, dirigido pela inglesa Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley, mostra a trajetória do lixo recolhido no aterro sanitário de Duque de Caxias até ser transformado em arte pelo artista plástico Vik Muniz, que freqüentou o aterro sanitário ao longo de dois anos, a fim de fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte. No entanto, foi surpreendido pelas histórias de seus personagens e pela dignidade, desespero e sonhos revelados quando instigados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. O longa foi aclamado pelo público e pela crítica e recebeu vários títulos no ano passado: “Melhor Documentário” na International Documentary Association (IDA), em Los Angeles; “Prêmio Especial do Júri”, em Paulínia; “Melhor Documentário Internacional” eleito pelo público e indicado ao Prêmio do Júri no Festival de Sundance, nos Estados Unidos; e considerado o “Melhor Filme da Mostra Panorama” e vencedor do “Prêmio Anistia Internacional” no Festival de Berlim. Foi também indicado ao Oscar de melhor documentário.