Cursos | 03 de junho de 2021 - 13:16

Projeto Capacitar para Empreender abre inscrições em Duque de Caxias

Baixada Fácil
Projeto Capacitar para Empreender abre inscrições em Duque de Caxias

O projeto “Capacitar para Empreender” recebe inscrições, até 6 de junho, para cursos gratuitos de auxiliar de padaria e confeitaria e também de pizzaiolo.  O projeto, que tem como objetivo capacitar moradores de comunidades localizadas no entorno das fábricas da companhia em Duque de Caxias (RJ) e incentivar o empreendedorismo, é uma realização da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RJ) e patrocínio da Braskem.


As turmas são exclusivas para residentes de Duque de Caxias, com prioridade para os moradores das comunidades próximas ao Polo Petroquímico localizado na região. No total, serão oferecidas 32 vagas, sendo 16 delas voltadas à área de panificação e outras 16 para a posição de pizzaiolo. Para se inscrever, o candidato precisa ter 18 anos ou mais, além de comprovar a conclusão, pelo menos, do sexto ano do ensino fundamental. O período de capacitação será de dois meses e as aulas terão início em 21 junho de 2021.


Para a coordenadora de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste, Sylvia Tabarin Vieira, iniciativas como o projeto “Capacitar para Empreender” contribuem diretamente para o desenvolvimento socioeconômico de muitas regiões.  “É importante ter o olhar que ultrapassa os muros das nossas instalações. Essa é uma das ações da Braskem para contribuir com o crescimento das comunidades onde a empresa está inserida. Projetos de capacitação têm um grande potencial para estimular pessoas ao empreendedorismo, de forma que elas possam trabalhar com autonomia. Além disso, tornam-se mais atrativas para o mercado de trabalho, sendo essa oportunidade, muitas vezes, o impulso para o primeiro emprego”, observa.


O curso de auxiliar de padaria e confeitaria terá carga horária de 228 horas. A proposta é que os alunos aprendam a produzir itens consumidos nesses estabelecimentos. Já o curso de pizzaiolo, terá carga horária de 200 horas com o objetivo de ensinar aos alunos a produzirem as mais diversas variações de pizzas, sejam elas salgadas ou doces. Ambos os cursos oferecerão qualificação profissional com metodologia aderente aos padrões técnicos e de segurança exigidos para as funções. As aulas contemplam ainda oficinas temáticas sobre mercado de trabalho, protagonismo, projeto de vida, entre outros assuntos relacionados à cidadania.


As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.assecampe.com.br ou diretamente, em dias úteis, na sede da Assecampe.