Meio ambiente | 19 de março de 2019 - 13:55

Projeto EDUC comemora Dia Mundial da Água com atividades socioambientais em Caxias

Baixada Fácil
Projeto EDUC comemora Dia Mundial da Água com atividades socioambientais em Caxias

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), o Projeto EDUC — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — irá realizar, nesta quarta (20/03), uma grande ação socioambiental de cultura, saúde e cidadania, em Duque de Caxias. As atividades ocorrerão, o dia inteiro, na Escola Municipal Dr. Manoel Reis e, à tarde, na praça de Campos Elíseos. Alunos e o público em geral poderão trocar resíduos sólidos pela moeda verde EDUCoin, que poderá ser utilizada para adquirir brindes nos locais.
 
O evento é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde; os projetos UÇÁ, Unicirco e Som+Eu; a Cedae; e a ASSECAMPE.
 
No período da tarde, a programação, que terá início às 14h e será aberta à comunidade, contará com atividades para todas as faixas etárias. Entre elas estão: apresentações circenses com o Unicirco; exibição de animais in vitro, do Projeto UÇÁ; caminhão de leitura, da Secretaria de Educação; música com o projeto Som+Eu; e atividades de reciclagem com o Ecoclube UNIJACE (União de Jovens Ambientalistas de Campos Elísios) e Agentes Ambientais, do Projeto EDUC.
 
Outra atração será a oficina de artesanato com caixas de leite. Serão oferecidas 30 vagas para aqueles que levarem duas caixas de leite lavadas, cinco garrafas pet ou cinco latinhas. As inscrições serão feitas no local.
 
Haverá ainda uma roda de conversa com mulheres, promovida pela Reduc, em função do Dia Internacional da Mulher.
 
Durante todo o dia, a partir das 8h, ocorrerão ações na escola Dr. Manoel Reis — localizada ao lado da praça de Campos Elíseos — voltadas aos alunos e seus familiares. As crianças poderão assistir, por exemplo, uma contação de histórias, do grupo Encantadores, e participar de oficinas de separação de resíduos e atividade lúdica de Libras, no estande do Projeto EDUC. Os estudantes também apresentarão trabalhos sobre a água.
 
Na escola, também haverá estandes da Cedae, que apresentará uma mini estação de tratamento de água; da Secretaria Municipal de Saúde, onde uma equipe irá avaliar as cadernetas de vacinação das crianças; da Dengue, no qual profissionais falarão sobre a relação da água com a propagação de vetores; da Secretaria de Meio Ambiente; entre outros participantes.
 
“Embora saibamos que a água é fundamental para a vida no planeta, ainda assim o nível de consciência da sociedade, em geral, está muito abaixo do que deveria, principalmente em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos que poluem rios, mares e oceanos. Ações como essa permitem que as pessoas se unam e sejam sensibilizadas para o tema, seja na escola ou na praça”, afirma a organizadora do evento e bióloga Helensandra Costa.
 
O presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga, ressalta a importância da ação: “O mais importante deste evento é que ele também ocorre fora dos muros das escolas, em espaço não formal, envolvendo toda a comunidade. É muito interessante ver o envolvimento de alunos, professores, Ecoclube, Agentes Ambientais e lideranças comunitárias. Todos participando num grande evento para comemorar, aprender e disseminar boas práticas”, finaliza ele.

 
Moeda verde
 
Durante o evento, as crianças poderão levar resíduos sólidos para trocar por EDUCoins, a moeda verde do Projeto EDUC. Essas cédulas darão passe livre para todos os estandes e ao mini bazar, instalados na escola, onde poderão “comprar” mudas de plantas, livros infantis, cadernos, entre outros brindes.
 
Nas atividades da praça, o público também poderá trocar resíduos pela moeda verde e adquirir prendas diversas, além de participação nas oficinas.
 
 
Serviço:
 
Ação socioambiental pelo Dia Mundial da Água
Data: 20/03/2019
Local:
 Escola Dr. Manoel Reis (para alunos e familiares) e Praça Carmem Domingos Pinto (Praça de Campos Elíseos) - Duque de Caxias/RJ
Horário:
 08h às 17h – na escola e 14h às 17h – na Praça


Projeto EDUC

O Projeto EDUC fortalece a comunidade para que ela possa desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto realizou um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, que possam ser trabalhadas de forma participativa. Estão sendo realizadas também ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Os interessados podem acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial.