Meio ambiente | 04 de junho de 2019 - 00:10

Projeto EDUC promove atividades especiais na Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias

Baixada Fácil
Projeto EDUC promove atividades especiais na Semana do Meio Ambiente em Duque de Caxias

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente (05/06), o Projeto EDUC —iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — realizará uma palestra e diversas oficinas, com foco na conservação ambiental. As atividades ocorrerão durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias, de 04 a 07/06, em diversos pontos da cidade.


Na abertura da programação, que ocorrerá na Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola, no dia 04, das 13h às 16h30, o público contará com uma palestra do presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga. Ele falará sobre resíduos sólidos urbanos. “O objetivo é apresentar uma visão geral e estratégias de sócio inclusão, a partir de estudos de caso do Projeto EDUC”, conta o biólogo.


Ainda na abertura, haverá a apresentação do ganhador do ‘Concurso de Projetos Comunitários’, realizado pelo Projeto EDUC.


Nos segundo e terceiro dias da Semana do Meio Ambiente, nas escolas municipais Regina Celi e Dr. Manoel Reis, respectivamente, das 10h às 16h, o Projeto EDUC realizará diversas oficinas. No ‘Artesanato contra a Dengue’, será ensinado a fazer um cachepó que impede a reprodução do mosquito, além de deixar a casa mais bonita, usando restos de tecido e garrafas PET.


Os participantes também poderão aprender mais sobre os impactos dos resíduos sólidos na natureza, durante a simulação da limpeza de praia, onde identificarão e separarão o ‘lixo’ na areia. Nessa oficina também serão apresentados organismos marinhos que são prejudicados pela poluição dos rios, mares e oceanos.


Para ajudar no processo de inclusão de pessoas com diversidade funcional na defesa do meio ambiente, uma das principais bandeiras do Projeto, será realizada também uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças não surdas. Elas poderão aprender, inclusive, a cantar em Libras. O objetivo é facilitar a comunicação entre essas crianças.


“Geralmente as pessoas com diversidade funcional não são incluídas em trabalhos de educação ambiental. Então isso é algo que o Projeto EDUC tenta promover de uma forma bem ampla”, explica a coordenadora de Educação Ambiental, Helensandra Costa.


Haverá também distribuição de mudas durante as atividades. Para participar das oficinas basta levar três garrafas PET.


O encerramento da Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias será na sexta (07/06), no Parque Natural Municipal da Taquara, das 09h às 12h.


Educação Ambiental do Projeto EDUC


O programa de Educação Ambiental do Projeto EDUC junto às instituições municipais de ensino Duque de Caxias teve início em março de 2017, e desde então uma creche e quatro escolas puderam participar de atividades continuadas que envolveram todas as suas turmas nas visitas da equipe do projeto. “Todo o programa de Educação Ambiental foi construído a partir da identificação da realidade e necessidades locais, favorecendo o conhecimento que acreditamos ser relevante para a qualidade de vida e ambiental nas comunidades em que atuamos”, destaca Helensandra.


Ela conta que todas as atividades possuem caráter prático e lúdico, geralmente realizadas ao ar livre, nos pátios e demais espaços das escolas. Os temas e assuntos são apresentados junto de ações em que todos interagem e constroem não apenas ‘coisas’, hortas e experimentos, mas também ideias, conhecimento e pensamento crítico sobre o que passam a perceber melhor acerca do ambiente e das suas vidas. 


O mesmo ocorre com a Educação Ambiental Inclusiva, onde educandos com algum tipo de diversidade funcional recebem o apoio da profissional do projeto durante as atividades.


Os interessados podem acompanhar todas as ações do projeto na página: facebook.com/projetoeducoficial.


Serviço:

Semana de Meio Ambiente de Duque de Caxias
Período: 04 a 07/06
Locais e horários:
04/06 - Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola, das 13h às 16h30
05/06 - Escola Municipal Regina Celi (Av. Primavera, 10 - Jardim Primavera), das 10h às 16h
06/06 – Escola Municipal Dr. Manoel Reis (Rua Das Tamarindas, S/Nº, Campos Elíseos), das 10 às 16h
07/06 – Parque Municipal da Taquara, das 09h às 12h