
Saúde | 11 de abril de 2011 - 16:05
Queimados inscreve fumantes em programa antitabaco

O programa antitabaco oferece ainda consultas médicas gratuitas para avaliação clínica do paciente, pastilhas, adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar, e da possibilidade de uso do medicamento que reduz o efeito da nicotina no organismo, a Bupropiona. O tratamento tem duração de um ano e os medicamentos serão distribuídos gratuitamente. Engenheiro civil, Leandro Nunes Siqueira, está há nove dias sem fumar e diz que só conseguiu largar o vício do cigarro porque teve muita força de vontade com apoio do programa de antitabagismo.
“Só para você ter uma noção, eu chegava a fumar dois maços e meio por dia. Hoje, após três semanas de reuniões com o grupo de apoio, consegui finalmente parar de fumar. Fumava sem parar até que resolvi dar um basta”, contou.
Quando perguntado sobre o que faria caso um de seus filhos começasse a fumar, o engenheiro foi categórico: “Olha, eu sei que eles não têm o melhor exemplo em casa, mas faria de tudo para que isso não acontecesse. Passei a fumar com apenas 15 anos, a mesma idade do meu filho mais velho, e não gostaria que ele cometesse o mesmo erro que eu”, respondeu o ex-fumante, que já chegou a gastar mais de R$ 400 por mês com o consumo do cigarro.
Como se inscrever
Para se inscrever no programa de combate ao fumo, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 2665-1391 ou ir diretamente à unidade de antitabagismo (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 314 – Centro). As reuniões acontecem uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, a partir das 13h.