29 de abril de 2016 - 20:10

Guapimirim promove ação de coleta de lixo eletrônico

Baixada Fácil

A Prefeitura de Guapimirim, em parceria com a organização não-governamental E-lixo Zero, promove, no próximo dia 7 de maio, uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos. O evento será realizado das 9h às 17h, na Praça da Emancipação. Entende-se por Lixo Eletrônico todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos nos dias de hoje, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não é descartado em locais adequados.


De acordo com idealizadores do E-Lixo Zero, o projeto surgiu devida à falta de iniciativas e soluções para os resíduos eletrônicos. “Devido à falta de iniciativas e ações relacionadas aos resíduos eletrônicos, resolvemos criar o projeto para atender a demanda dos municípios do estado do Rio de Janeiro. Nossa metodologia proporciona a todos os setores a chance de descartar corretamente seus aparelhos eletrônicos (poder público, empresas e a população). Nessas ações, as pessoas conhecem mais sobre o lixo eletrônico e descobre a importância de descartar corretamente esse resíduo”, explica Alan Mendes, um dos organizadores do E-Lixo Zero, que já promoveu campanhas em cidades fluminenses como Tanguá, Rio Bonito, Santo Antônio de Pádua e Itaboraí.


Cada vez que um equipamento eletrônico é descartado, por defeito ou porque ficou ultrapassado, substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros, podem provocar contaminação do solo e da água.


Além de contaminar o meio ambiente, essas substâncias podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Esses equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro.


Veja, abaixo, o que você pode levar:


- Monitores de Computadores


- Telefones Celulares e baterias


- Computadores


- Televisores


- Câmeras Fotográficas


- Impressoras


Você sabia?


- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo;


- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico;


- A cada ano, o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.


Fonte: Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação