06 de setembro de 2018 - 20:08

Primeiro ecoclube da Baixada promove evento de mobilização comunitária em combate ao lixo

Shirley Costa e Silva

Primeiro ecoclube da Baixada promove evento de mobilização comunitária em combate ao lixo

A tarde desta quarta-feira (05/09) foi de mobilização e conscientização em Campos Elíseos, no segundo distrito de Duque de Caxias. Jovens integrantes do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense, o UNIJACE (União de Jovens Ambientalistas de Campos Elíseos), e do Grupo de Agentes Ambientais, realizaram, das 14h às 16h, na praça do Centro do bairro, uma grande ação de sensibilização para enfrentamento dos problemas do lixo. Ambos os grupos integram o Projeto EDUC, realizado pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Quem foi ao local, pôde conferir a apresentação especial da Escola de Circo – Unicirco; ver de perto animais in vitro oriundos da Baía de Guanabara, levados pelo Projeto Uçá; aprender sobre o correto descarte do lixo com os jovens do Ecoclube e Agentes Ambientais; e levar mudas de plantas nativas para casa, além de participar de um sorteio.


A articuladora socioambiental do Projeto EDUC, Rosilene Baranda, destacou que o principal objetivo do evento foi a mobilização da comunidade para a coleta seletiva. “Com essa atividade conseguimos integrar outro projeto parceiro que também está desenvolvendo ações na comunidade de campos Elíseos, o Unicirco. Os meninos do ecoclube e agentes foram preparados pra esse momento com a comunidade demonstrando o quanto a participação de todos é importante para que essa transformação aconteça”, conta ela.


Durante o evento, os jovens do Ecoclube e Agentes Ambientais também cadastraram moradores que irão receber coleta seletiva em suas portas. Essa coleta domiciliar será complementar aos ecopontos — outra iniciativa do Projeto EDUC — que serão instalados em locais próximo às comunidades, para o correto descarte do lixo.


“Os Agentes Ambientais recolherão os resíduos três vezes por semana na casa dos moradores cadastrados pelo projeto, em bicicletas adaptadas, e levarão para os ecopontos. São cinco agentes, um para cada comunidade atendida”, explica o agente Jean Alex da Silva, de 25 anos.


Transformação


Os integrantes do Ecoclube veem na iniciativa uma possibilidade de interferir e transformar a realidade em que vivem. “O Ecoclube é uma reunião de jovens que querem mudar suas comunidades. Só quem mora na comunidade, conhece os problemas dela, e por isso eles têm condições de trazer esses problemas para o grupo, para que possamos buscar soluções juntos”, destaca a colaboradora do Ecoclube Ângela Soledade.


Bruno Nascimento, de 17 anos, ressalta a possibilidade de mudança por meio da atuação do Ecoclube: “Moramos em um bairro que era para ser modelo e o projeto veio para mudar esse meio em que vivemos”.


A jovem Ana Beatriz de Araújo, de 16 anos, concorda com o colega: “É uma experiência que vai mudar a vida de muita gente. Campo Elíseos era para ser um bairro modelo, por conta das empresas que estão aqui instaladas, mas vemos que não é”.


O Projeto EDUC estimula o protagonismo comunitário nas comunidades Vila Serafim, Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro e Parque Marilândia. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas em: facebook.com/projetoeducoficial.


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação