Nova Iguaçu | 06 de fevereiro de 2012 - 12:42

Carnaval em Nova Iguaçu: escolas de samba poderão ser rebaixadas para o grupo B

Baixada Fácil

Carnaval em Nova Iguaçu: escolas de samba poderão ser rebaixadas para o grupo B
A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou, na última semana, os horários e as apresentações das escolas que vão participar dos desfiles da Via Light, que começam no sábado de Carnaval, às 21h. A novidade este ano ficará por conta da classificação: as quatro últimas colocadas serão rebaixadas para o grupo B. A infraestrutura para receber o público também será reforçada: as arquibancadas terão cinco degraus e 30 banheiros químicos serão disponibilizados aos foliões. Também serão colocados dois geradores, para garantir a iluminação da avenida em caso de falta de energia elétrica.

No sábado, dia 18, a Leão de Iguaçu e a Imperial de Nova Iguaçu- representantes iguaçuanas no Grupo D da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) -, junto com os blocos “Afoxé Maxambomba”, “Arrastão Miguel Couto”, “Boca Que Não Beija Álcool Nela” e “Bloco da Gandaia” inauguram a passarela do samba. A “avenida” será montada na Via Light, entre as ruas Coronel Francisco Soares e Oscar Soares (antiga Plínio Casado), no Centro.

A competição será iniciada no domingo e encerrada na terça-feira, dia 21. Este ano, 15 escolas concorrerão pelo título de campeã e seguindo o novo regulamento, as últimas quatro colocadas serão rebaixadas para o grupo B. Outra novidade é que a prefeitura instalará um cronômetro digital para que o público acompanhe a evolução da escola a cada segundo.

Corte Momesca será coroada durante o Baile da Cidade

A prefeita Sheila Gama entregará as chaves da cidade e coroará a Corte Momesca durante o Baile da Cidade. O evento será realizado no próximo dia 14/02, na casa de shows Rio Sampa, a partir de 22h, e terá ainda apresentações da banda Aeroporto e do grupo Expressão. “Espero que neste ano o Carnaval seja ainda melhor do que em 2011. A Prefeitura não mediu esforços para realizar uma grande festa. A população merece”, ressaltou a prefeita.

A Corte Momesca será formada pelos seguintes personagens: Rei Momo, Roberto Ramos; Rainha do Carnaval, Graciane Pinheiro; 1ª Princesa, Vanessa de Jesus; 2ª Princesa, Marilene Norato; Miss Simpatia, Helen dos Santos; e pelo Cidadão Samba, Marcelo Miranda. Durante os quatro dias de Carnaval, todos estarão presentes nos desfiles das agremiações na Via Light e visitarão diversos bairros, comandando a festa e levando alegria aos foliões.

Melhor desempenho

Para garantir o melhor desempenho das agremiações, a prefeitura criou uma comissão de Carnaval, formada por dez pessoas, para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos nas quadras, barracões e os três dias de desfiles na Via Light.

Além disso, pela primeira vez o Carnaval está sendo organizado em parceria com as duas novas ligas existentes na cidade, a Liga das Escolas de Samba de Nova Iguaçu (Liesni) – comandada por Romildo Vieira, presidente da Imperial de Nova Iguaçu - e a Liga Especial de Blocos e Escolas de Nova Iguaçu (Libesni), administrada pelo vereador e presidente de honra da escola de samba Leão de Iguaçu, Jorge Marotte.

O secretário Municipal de Comunicação, Juvenil dos Reis, acredita que este pode se tornar um Carnaval histórico, que incluirá Nova Iguaçu no roteiro dos grandes eventos. “A prefeita Sheila Gama não está medindo esforços para que todas as agremiações tenham um bom desempenho e deseja que, desta maneira, o Carnaval de Nova Iguaçu ganhe visibilidade atraindo a mídia e investidores”, disse.

Cerca de 400 funcionários da prefeitura trabalharão na limpeza, organização, fiscalização, segurança e manutenção do Carnaval. O evento contará também com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Ordem Urbana e da Secretaria Municipal de Saúde.


Confira a ordem dos desfiles dos blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu:

SÁBADO (18/02)
17h- Convidado Especial: Caminhada da Confederação Nacional dos Candomblés de Angola, dos Costumes e Tradições Bantu (Maracatu, Jongo, Capoeira, Samba de Roda, Maculelê e Boi Bumbá, entre outras)
21h- Afoxé Maxambomba
22h- Arrastão Miguel Couto
23h -Leão de Nova Iguaçu
0 h- Imperial de Nova Iguaçu
1h- Boca Que Não Beija Álcool Nela
2h- Convidado: Bloco da Gandaia

DOMINGO (19/02)
21h- Trem da Harmonia
22h- GRES Flor de Iguaçu
23h- GRES Santa Rita
0h -GRES Santa Cecília
1h- GRES Esperança do Amanhã
2h- GRES Palmeirinha

SEGUNDA-FEIRA (20/02)
21h- Afoxé Filhos da Paz
22h- GRES Independentes de Nova América
23h- GRES Nova Brasília
0h- GRES Império da Uva
1h- GRES Unidos de Cabuçu
2h- GRES Unidos de Bandeirantes

TERÇA-FEIRA (21/02)
21h- GRES Lagoinha
22h- GRES Tupi de Austin
23h- GRES Acadêmicos do Boi
0h- GRES Imperatriz Iguaçuana
1h- GRES Unidos de Três Corações
2h Convidado: Bloco Águia Dourada


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro