São João de Meriti | 02 de março de 2018 - 19:28

Cuba aprova pesquisas de moradora da Baixada Fluminense

Baixada Fácil

Cuba aprova pesquisas de moradora da Baixada Fluminense

O Comitê Científico da Convenção Internacional da Saúde de Cuba aprovou, em janeiro, dois trabalhos científicos da moradora da Baixada Fluminense Danúbiah Mendes, 29 anos. Pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e estudante do 10º período de Psicologia, ela comemora a expressiva conquista internacional. “O meu sentimento é de muita alegria acompanhado pela sensação de estar no caminho certo”, conta a moradora de São João de Meriti.


As pesquisas Saúde Mental, Retrocessos e Impasses: desafios para a Reforma Psiquiátrica Brasileira e Educação Profissional em Saúde e Saúde Mental: a experiência do Curso de Qualificação Técnica em Saúde Mental da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ passaram pela avaliação de pesquisadores doutores.


“Um dos primeiro critérios para participar deste evento é ter um trabalho aprovado pelo Comitê Científico da Convenção Internacional de Saúde de Cuba. Esse processo de avaliação requer o envio do texto completo, contendo: o resumo, introdução, objetivo, materiais e métodos, resultados, conclusões e referências bibliográficas, para, que seja avaliado e selecionado se estiver de acordo com a temática do eixo escolhido”, explica a pesquisadora Danúbiah.


A jovem pesquisadora explica que o objetivo do trabalho Saúde Mental, Retrocessos e Impasses: desafios para a Reforma Psiquiátrica Brasileira é apresentar, através de pesquisa documental, uma revisão bibliográfica da atual conjuntura da Saúde Mental no Brasil. “A ideia é provocar uma reflexão sobre a relação das temáticas da privatização, da internação compulsória e das comunidades terapêuticas com as categorias impasse e retrocesso no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB)”, esclarece.


Segundo ela, os resultados contextualizam avanços e apontam como impasses a privatização da saúde para a implementação e fortalecimento dos dispositivos da RPB. “O resultado são retrocessos de práticas que retomam ao modelo manicomial presentes na internação compulsória e nas comunidades terapêuticas, típicas do século XX”, alerta.


Já o trabalho que aborda a Educação Profissional em Saúde e Saúde Mental, de acordo com a pesquisadora, visa discutir o papel estratégico da Educação Profissional em Saúde para a formação dos trabalhadores com escolarização de nível médio, bem como para a sustentabilidade dos projetos de Desinstitucionalização em Saúde Mental.


Mendes comenta que este trabalho é resultado do contato iniciado em 2013 com o universo da pesquisa e como aluna do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde Mental. “É importante ressaltar que este curso foi o nosso campo de pesquisa, e, que neste trabalho apresentamos o impacto deste processo formativo no perfil e na prática dos alunos egressos das turmas de2009 a2013”, afirma.


Questionada sobre a importância das suas conquistas para a Baixada Fluminense, a pesquisadora foi cirúrgica. “Todo homem é dotado de intelecto. O que prova que não é o espaço geográfico que vai definir sua capacidade intelectual, mas sim, a compreensão que este fará  do seu território diante das oportunidades que lhe são oferecidas”, filosofa. Para a premiada, as conquistas dela podem atuar como elemento para incentivar novos alunos a aproveitar a oportunidade de divulgar sua pesquisa. “Vejo como um legado que precisamos deixar para a nossa sociedade”, afirma.


O desafio atual de Mendes não são as oito horas por dia dedicadas ao estudo, mas, sim, viajar a Cuba, em abril, e apresentar os trabalhos. “Não é simples viajar para fora do Brasil, porque demanda um investimento bem alto, cerca de R$ 8 mil”, disse a pesquisadora, que já apresentou trabalho em vários estados do Brasil com recursos próprios e com o apoio da família e da instituição de ensino em que estuda.


Outra conquista de Danúbiah foi vencer a edição 2016 do concurso Margarete de Paiva Simões Ferreira, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.


 


 


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação