Duque de Caxias | 26 de março de 2020 - 20:51

Alunos da rede pública de Duque de Caxias vão receber ajuda financeira para complementar alimentação

Baixada Fácil

Alunos da rede pública de Duque de Caxias vão receber ajuda financeira para complementar alimentação

O prefeito Washington Reis sancionou nesta quinta-feira (26/03) uma lei, aprovada em sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores, que vai garantir aos alunos da rede pública municipal de Duque de Caxias a compra de gêneros alimentícios, neste período de suspensão das aulas por causa da pandemia do novo coronavírus. O benefício será concedido através de um incentivo financeiro provisório e temporário de R$ 50 por mês (caso haja a renovação do período de recesso escolar, o benefício poderá ser estendido por igual período). O objetivo da medida é suprir a necessidade de alimentação dos 72.593 estudantes da rede.

Desta forma, o valor que seria gasto com a compra de gêneros alimentícios será disponibilizado por meio de um aplicativo eletrônico ao responsável, que viabilizará a aquisição da alimentação no comércio local para o aluno beneficiado. A quantia depositada será exclusiva para a compra de alimentos, não sendo possível obter outros produtos.

“Essa medida é uma forma inédita de cooperação para que os pais e responsáveis dos alunos da nossa rede municipal de ensino não fiquem desamparados neste momento de pandemia. Muitos alunos acabam tendo na escola a única refeição do dia, por isso, com a suspensão das aulas, não seria humano deixar esse aluno desamparado. Sensibilizados, estamos fazendo essa parceria com o PicPay (aplicativo financeiro). Não haverá nenhum gasto para os cofres do município, nem para os responsáveis dos alunos”, explica Washington Reis.

A transferência dos valores será feita em nome do responsável do aluno. Só será preciso que o responsável baixe o PicPay no telefone. Para isso, basta digitar PicPay nas lojas de aplicativos (Google Play, para Android; ou App Store, no iPhone) e preencher os dados cadastrais.

Após o fim da suspensão das aulas, os recursos transferidos e não gastos pelos responsáveis serão revertidos ao programa específico de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação.


Campanha de arrecadação

Além do valor já garantido pela lei municipal, a Prefeitura de Duque de Caxias e o PicPay vão promover uma campanha de arrecadação para quem quiser doar outros valores em benefício da merenda escolar. Ou seja, o cidadão e/ou empresário poderão doar, através do aplicativo, qualquer quantia que será revertida ao programa de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação. Para fazer a doação, basta buscar o usuário @prefeitura.duquedecaxias dentro do aplicativo e fazer a doação de qualquer valor.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação