Magé ganhará campus da Universidade Católica de Petrópolis
A Prefeitura de Magé fechou um convênio com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) para atender os alunos da cidade com cursos de graduação e especialização em pós-graduação. O campus da universidade será instalado no primeiro distrito. O prefeito Rafael Tubarão assinou o documento nesta segunda-feira (24), em seu gabinete.
A UCP estará integrada a Cidade da Justiça, um projeto concebido pelo prefeito Rafael Tubarão, que englobará, em um mesmo local no primeiro distrito, quatro prédios destinados à sede da OAB, do Ministério Público, da Defensoria Pública, Fórum da cidade e o Ministério do Trabalho.
“A estrutura de uma sociedade passa, impreterivelmente, pela educação. O médico, o engenheiro, todos os profissionais precisam estudar antes de atuarem em suas áreas. Por isso, em nosso governo, a educação tem suma importância. Com isso, estamos cumprimos uma de nossas metas pactuadas com a sociedade mageense”, destacou o prefeito Rafael Tubarão.
A expectativa é de que em um período de um ano, após o trâmite de liberação por parte do MEC e demais instâncias que regularizam o setor de educação superior, haja a liberação dos cursos. Também será viabilizado um estudo para definição do curso – ou cursos – que serão ofertados pela unidade.
De acordo com o reitor da UCP, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, existe a possibilidade dos cursos de especialização em pós-graduação serem liberados com antecedência.
“Os processos junto ao MEC nem sempre são tão céleres. Precisamos da avaliação e do trabalho de acesso. Por isso, a expectativa é de que em menos de um ano ainda não tenhamos a liberação dos cursos de graduação. Para a especialização em pós-graduação, na área de educação (gestão escolar), como outros cursos com viés de capacitação, formação, poderemos implantar já no início do próximo ano”, afirmou.
Para a secretária de Educação, Alison Brandão, os estudantes de Magé serão beneficiados por terem a oportunidade de ingressar em uma entidade acadêmica reconhecida em todo país por sua qualidade de ensino.
“É importante fomentar esse tipo de parceria. A chegada da UCP traz um ganho muito grande para os estudantes, que não precisaram se deslocar para outras cidades e para os profissionais da Educação, que terão a oportunidade de cursar uma pós-graduação voltada para formação, que ajudará nossos professores e professoras da rede”, disse a secretária.