Magé | 20 de Janeiro de 2012 - 22:54

Professores lançam livro sobre história e riquezas de Magé

Baixada Fácil

Professores lançam livro sobre história e riquezas de Magé
A primeira ferrovia do Brasil, a variedade de pontos turísticos, as riquezas culturais e naturais, além da biodiversidade presente no ecossistema local são alguns dos destaques do livro “Conhecendo Magé”, recém lançado pelos professores Izabel Contarato Soares e Sérgio Nascimento.

O projeto surgiu da necessidade que ambos identificaram ao buscar referências e bibliografia que contivessem registros do município. “O objetivo é fechar uma lacuna e oferecer, especialmente aos alunos, informações atualizadas sobre Magé”, disse Izabel. “A ideia é que fosse um livro que atendesse a classe estudantil, que servisse para ser recomendado como fonte de pesquisa”, complementou Sérgio.

Foram três anos de pesquisa em arquivos da Biblioteca Nacional, Universidade de Brasília, Real Gabinete Português de Leitura e visitas a outros estados, como Minas Gerais e Paraná. A internet foi outra fonte utilizada pelos autores para a compilação dos dados que recheiam as 167 páginas da publicação.

A obra pretende ainda, segundo os autores, levar a população a se interessar pelo próprio município. Entre as curiosidades presentes no livro, Sérgio destaca a importância do distrito de Santo Aleixo na área industrial que já teve as maiores produtoras no setor têxtil da América do Sul, e ainda quatro cervejarias.

Imagens também retratam as maravilhas naturais, pontos turísticos e construções históricas que datam do Brasil Império e República, como a estação Guia de Pacobaíba, onde está localizada a primeira ferrovia nacional que ligava o Rio à Mauá.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro