Saúde


Alimentação
Fibras
Uma dieta rica em fibras é capaz de reduzir em cerca de 30% os níveis de colesterol ruim do sangue.
Comida orgânica Alimento diet e light.

Dê preferência para as comidas sem agrotóxicos e conservantes, pois ela possui mais nutrientes. São encontradas nos maiores supermercados Brasileiros.

Os produtos DIET, são aqueles que não contêm determinado ingrediente, por exemplo, as balas diet (sem açúcar) . Se o produto tem O% gordura , ele é diet em gordura , e assim por diante.

Já os produtos LIGHT possuem todos os ingredientes , porém em menor quantidade. É o caso das margarinas e maioneses light, por exemplo, que têm a sua quantidade de gordura reduzida.

Afaste o médico de sua vida. Afaste o baixo-astral

Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja.

Para Franco Lajolo, bioquímico da Universidade de São Paulo "melhor que preferir maçãs ou laranjas é incluir um leque variado de frutas no cardápio".Os estudos não são conclusivos, mas se sabe que elas, de modo geral, ajudam a evitar várias doenças, principalmente aquelas degenerativas.

Um estudo da Universidade do Norte de Londres aponta que o aumento da depressão e de várias doenças mentais está ligado à queda no consumo de peixes.

Para eles, essa relação tem a ver com os ácidos graxos ômega-3 , achados em espécies oleosas , como o salmão e a sardinha. "Essas substâncias protegem as membranas cerebrais e não são produzidas pelo corpo".Diz Evanilda Teixeira, bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Alimentação recomendável . Frutas e verduras no cardápio
1 Cereais e pães integrais, arroz integral, milho e outros grãos, feijões, ervilhas e lentilhas e outras leguminosas, batatas, massas e outros alimentos ricos em amido.
2 Vegetais e frutas, verduras como brócolis, repolho, couve e espinafre, vegetais amarelos como cenoura e abóbora, frutas cítricas, tomates, bananas e outras frutas.
3-Carne de vaca magra, de carneiro, frango e outras aves, peixes e frutos do mar, ovos, tofu e uma combinação de cereais e leguminosas.
4-Leite desnatado, queijo, iogurte e outros derivados. Prefira leite e iogurte com lactose reduzida se tiver problemas digestivos com o leite comum.
Várias pesquisas vêm comprovando o que os nutricionistas não cansam de repetir: dieta rica em frutas e verduras só faz bem à saúde.
Um estudo recente de diversas universidades americanas avaliou os hábitos alimentares de quase 40 mil mulheres.
A conclusão foi de que houve menos casos de doenças cardiovasculares entre as que capricharam nesses itens no menu. "Já se desconfiava de que os antioxidantes, entre outros componentes desses alimentos, pudessem evitar problemas cardíacos", conta a nutricionista Ana Lúcia Chediac, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Outros trabalhos constataram que refeições repletas de vegetais também melhoram a capacidade respiratória. Os pesquisadores acreditam que, nesse caso, a vitamina C e o betacaroteno sejam os benfeitores.

OAB - Magé