25 de janeiro de 2021 - 21:53

Duque de Caxias recebe 7.090 doses da vacina Oxford/Astrazeneca

Baixada Fácil

Duque de Caxias recebe 7.090 doses da vacina Oxford/Astrazeneca

A Prefeitura de Duque de Caxias recebeu, na manhã desta segunda-feira (25/01), uma nova remessa de imunizantes contra a Covid-19. Foram entregues ao município, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES RJ), 7.090 doses da vacina Oxford/Astrazeneca, que deverão complementar a vacinação dos grupos prioritários, seguindo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

As doses das vacinas Oxford/Astrazeneca chegaram em helicóptero do Corpo de Bombeiros, no heliporto do Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes (HEAPN), às 11 horas, sendo recebidas pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr José Carlos Oliveira, acompanhado pelo deputado estadual Rosenverg Reis e de representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Duque de Caxias.

As 7.090 doses da vacina foram conduzidas, com escolta da Polícia Militar, até a Central Municipal de Vacinas, de onde começaram a ser distribuídas para as unidades de saúde municipais, estaduais e particulares instaladas no município. O programa de grupos a serem imunizados com a vacina Oxford/Astrazeneca seguirá o mesmo da vacina Coronavac, contemplando: trabalhadores da saúde; pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas); população indígena, a partir de 18 anos de idade, aldeada em terras indígenas homologadas.

O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, da rede municipal de Duque de Caxias, foi a primeira unidade a receber as doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca. A vacinação teve início às 12h desta segunda-feira (25) e foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Dr José Carlos Oliveira, pelo secretário municipal de Comunicação, Aroldo Brito, e pelo diretor médico da unidade, Dr Daniel Puertas.

Márcia Francisca da Silva, que é técnica de enfermagem e trabalha no setor de triagem do Hospital do Olho, falou da sua alegria em receber a vacina. “Foi uma surpresa para todos nós a chegada da vacina hoje aqui no hospital. Estávamos todos na expectativa de sermos vacinados e hoje é o grande dia. Para nós, que estamos no atendimento direto ao público, todos esses meses, a vacina é uma esperança de que podemos fazer o nosso trabalho com mais segurança. Estou muito feliz!”, disse a técnica de enfermagem emocionada.

Para o secretário de Saúde, Dr José Carlos de Oliveira, a chegada de mais esse lote de vacinas em Duque de Caxias é motivo de muita alegria. A expectativa do secretário é imunizar todos os profissionais da rede municipal nos próximos dias.

“Estamos vacinando contra a Covid-19 em Duque de Caxias desde o dia 19/01, quando recebemos a primeira remessa da vacina Coronavac. Começamos pelo Hospital Municipal São José, exclusivo para pacientes de Covid-19 e seguimos distribuindo as doses para as unidades da rede pública e privada do município. Hoje, com a chegada da vacina de Oxford, vamos ampliar essa vacinação, buscando alcançar o maior número de profissionais de saúde e de idosos em asilos e abrigos. A vacinação no município segue tranquila, com uma aceitação de 100%. Estamos muito felizes com o resultado e já estamos nos programando para os próximos passos, sempre seguindo as determinações do Plano Nacional de Vacinação”, destaca o secretário de Saúde.

Segundo o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) do município, até o momento, 3.705 pessoas receberam a primeira dose da vacina Coronavac, sendo destes 3.368 profissionais da área da saúde, 337 idosos e trabalhadores de asilos e abrigos. A previsão é de que as aplicações da primeira dose da Coronavac nas unidades de saúde e instituições de longa permanência para idosos finalize nos próximos dias.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação