12 de junho de 2014 - 23:14

Guapimirim é selecionada como modelo de gestão em saúde mental

Guapimirim foi selecionado pelo Ministério da Saúde como um dos 17 municípios referências em modelo de gestão em saúde mental, na ‘Seleção de Projetos de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Intercâmbio entre Experiências e Supervisão Clínico-Institucional’. Essas cidades atuarão como preceptoras de outros municípios do Brasil.


O município de Guapimirim será sede para cinco municípios do país: Miguel Calmon (Bahia); Araçuaí (Minas Gerais); Pio IX (Piauí); Vera Cruz (Rio Grande do Sul) e Cocal do Sul (Santa Catarina). Ao final de 10 meses, essas cidades deverão ter sido capacitadas pela equipe de saúde mental de Guapimirim.  


Ser rede preceptora é consequência do destaque que o programa de saúde mental do município vem adquirindo ao longo dos anos. Fazer o diagnóstico dos problemas específicos de cada grupo populacional e atuar especificamente em cada território suprindo as demandas específicas também é tarefa deste grupo.


O coordenador municipal da Saúde Mental, Dartagnan Rache Rodrigues, que também é pesquisador da Fiocruz, desenvolveu em sua dissertação de mestrado um sistema de informação capaz de mapear os problemas de saúde mental específicos de cada região do município. A ideia é cruzar os dados relacionados aos agravos de saúde ao mapa da desigualdade social e tentar entender o que realmente a população precisa, quais são os grupos mais vulneráveis e assim buscar uma intervenção mais efetiva.  


O projeto ‘Percursos Formativos’ é fruto de uma gestão participativa, democrática e descentralizada do Ministério da Saúde e da Coordenação Geral de Saúde Mental, gerenciada pelo professor Dr. Roberto Tykanori, que valoriza as ações locais de promoção à saúde e empoderamento social.


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação