15 de junho de 2020 - 21:10

Prefeitura de Duque de Caxias inaugura maternidade em Santa Cruz da Serra

Baixada Fácil

Prefeitura de Duque de Caxias inaugura maternidade em Santa Cruz da Serra

A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, neste sábado (13/06), a Maternidade de Santa Cruz da Serra, no segundo distrito. Com uma área construída de 4.714 m², a unidade vai atender gestantes com baixo e alto risco de toda a Região Metropolitana. 


Localizada na Avenida Automóvel Clube, no bairro Santa Cruz da Serra, a nova maternidade funcionará com Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré-Parto e Puerpério), uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento das mães, haverá cardiotocografia e classificação de risco.


A unidade faz parte do programa de melhorias e de expansão dos serviços de saúde, iniciado em 2017. Atualmente, os partos e o acompanhamento das gestantes são realizados no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Por mês, são realizados na maternidade do HMMRC cerca de 450 partos normais e cesárias. Com a transferência do atendimento para a nova maternidade, as enfermarias e demais setores do hospital serão adaptados e equipados para atender pacientes com Covid-19.


A Maternidade de Santa Cruz da Serra dispõe de um centro cirúrgico com três salas, três ambientes de recuperação pós-anestésica (RPA), UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) materna e neonatal. São 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Há, ainda, 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.

Sandro Lelis é o autor da proposta para a retomada das obras da maternidade que estavam paralisadas há cerca de 10 anos. A obra orçada em mais de R$ 11 milhões teve o apoio de órgãos estaduais, federais e de parlamentares, que destinaram recursos. “Foi fundamental o empenho e a parceria com o prefeito Washington Reis (MDB) e nossos deputados Estadual Rosenverg Reis (MDB) e Federal Gutemberg Reis (MDB)”, destacou o vereador.

Também estiveram presentes na inauguração, vereadores, o secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, o secretário municipal de Saúde, José Carlos de Oliveira, demais representantes do Executivo e diversos cidadãos que percorreram, com Sandro Lelis, as dependências do prédio construído numa área de 4.714 m² e que irá atender mulheres com gravidez de baixo e de alto risco.

O prefeito Washington Reis (MDB) explicou que a Maternidade de Santa Cruz da Serra vai funcionar com equipamentos modernos e profissionais da área de saúde especializados no atendimento às gestantes. “Tanto as crianças quanto seus pais terão mais dignidade aqui. Isso mostra que é possível oferecer serviços de qualidade com humanidade, usando os recursos públicos”, disse ele.

O secretário de estado de Saúde, Fernando Ferry, salientou a importância do Estado em apoiar iniciativas como estas. “Já estou trabalhando com o secretário José Carlos de Oliveira para fazer os ajustes técnicos e legais para que não faltem recursos para esta maternidade. Seria incrível cada estado ter uma maternidade assim", disse ele, elogiando a estrutura física e chamando a atenção para o atendimento que será totalmente humanizado, garantindo que as mães e os bebês não fiquem separados em nenhum momento.

A cuidadora de idosos Daniele Miranda Pereira participou da cerimônia com os dois filhos. Para ela, a iniciativa do vereador Sandro Lelis traz, além de melhorias na saúde, o respeito às mulheres. “Esta maternidade era esperada há muito tempo. Santa Cruz da Serra ganhou muito. Agora, temos um hospital perto de casa”.

Moradora de Xerém, Mariana Barcelos está grávida de oito meses de seu segundo filho e também comemorou a inauguração da maternidade. “Mais próxima de nossas casas. Dá mais conforto e segurança. Foi ótima a iniciativa", disse Mariana.

“A Maternidade de Santa Cruz da Serra é um compromisso do meu mandato com a população de Duque de Caxias e que, hoje, tornou-se realidade", destacou o vereador Sandro Lelis.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação