22 de fevereiro de 2019 - 22:50

Campanha troca óleo de cozinha usado por cadeiras de rodas

Baixada Fácil

Campanha troca óleo de cozinha usado por cadeiras de rodas

O lançamento da campanha Óleo Fraternal, que visa a coleta de óleo de cozinha usado para serem trocados por cadeiras de rodas, já começou com doações. Diversas garrafas pet com o produto foram entregues na cerimônia de lançamento, que aconteceu na noite de quinta-feira, 21/02, em um salão de festasem São Joãode Meriti, na Baixada Fluminense. Durante a cerimônia também foram doadas duas cadeiras (uma de rodas e outra higiênica) a uma família. A campanha é uma iniciativa da ONG Soulidário e do Rotary Club São João de Meriti/Vilar dos Teles, e conta com a parceria da empresa UniÓleo Reciclagem de Óleo Vegetal.


“Estamos muito felizes com mais esta iniciativa, que eu tenho certeza que vai contar com diversos apoiadores. Foi assim com a campanha Lacre Fraternal, que troca lacres de alumínios por cadeiras de rodas. Na primeira etapa do Lacre Fraternal foram doadas 96 cadeiras. Creio que o Óleo Fraternal vai contribuir muito para o aumento deste número. Por isso é muito importante a participação de todos. Vamos ajudar o Meio Ambiente e também auxiliar estas famílias que necessitam de mais mobilidade”, disse  Alírio Montebrune, diretor da ONG Soulidário.


“Com a campanha Lacre Fraternal conseguimos quase três mil toneladas de lacres, onde pessoas da Baixada Fluminense e de todo o Rio de Janeiro participaram. Tenho certeza que com o Óleo Fraternal não será diferente. Cada1 litrode óleo usado descartado irregularmente destrói 20 mil litros de água potável. Precisamos nos conscientizar disso. Vamos cuidar do Meio Ambiente e ajudar muitas famílias que necessitam, mas não têm condições de comprar”, completou Jean Pierre de Oliveira, diretor do banco de cadeiras de rodas do Rotary Clube de São João de Meriti/Vilar dos Teles.


Além dos organizadores, a cerimônia de lançamento da campanha contou com a presença de diversos apoiadores e autoridades, como o deputado estadual Léo Vieira e o vereador de São João de Meriti, Dinho Meriti.  


A partir de agora, o relações públicas da campanha, Junior Beny, estará percorrendo escolas, igrejas, restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis e demais estabelecimentos comerciais de alimentos para apresentar a iniciativa. Outros setores da sociedade também podem participar.


Interessados devem entrar em contato com os números  21 98516-3511 e 96419-0679 e se cadastrar. Informações e cadastro também no projeto VEMCER, parceiro desta iniciativa, pelo número 21 2751-4189.


Prejuízos do óleo descartado de forma irregular


Muitos estabelecimentos comerciais e residências jogam o óleo comestível usado na rede de esgoto. Este produto é de difícil degradação no Meio Ambiente, o que se torna um problema para rios e lagos, pois não se dissolve e nem se mistura à água  O óleo, que é mais leve do que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática.


O descarte do óleo no esgoto também pode gerar vários problemas. Com o entupimento da rede de esgoto o material é lançado no solo, contaminado o lençol freático. Para retirar o óleo e desentupir os canos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba também contaminando o Meio Ambiente.


O óleo de cozinha usado pode ser empregado como matéria prima na produção de Biodisel e demais produtos industriais, como sabão, detergente, resina para vidro, entre outros.


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação