01 de junho de 2011 - 19:50

Nova Iguaçu ganha Cozinha Comunitária

Baixada Fácil

Nova Iguaçu ganhará uma Cozinha Comunitária. A notícia foi dada pelo governo federal na última semana depois do município ter concorrido com outras 200 cidades para obter o benefício do repasse de verbas. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção da Violência (Semaspv) o projeto, no valor de R$ 450 mil, deverá ser licitado até o fim do ano e implantado no bairro Jardim Guandu, onde beneficiará mais de cem pessoas todos os dias.

“Um dos pré-requisitos exigidos foi a contrapartida do município e recebemos todo o apoio da prefeita Sheila Gama”, disse o secretário da Semapsv, Sebastião Berriel. A Cozinha Comunitária é um projeto de complementação alimentar que visa melhorar as condições de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de fornecimento de alimentação preparada, balanceada e a baixo custo.

O público alvo do programa é formado por pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a exemplo de gestantes, crianças até seis anos de idade, desempregados, trabalhadores formais e informais de baixa renda.

De acordo com Anderson Francisco, da Semaspv, além da preparação e do fornecimento das refeições, também serão realizados mini-cursos e oficinas de orientações nutricionais, técnicas de plantio, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação por faixa etária e prevenção de doenças “É importante ressaltar que dos 291 municípios que se inscreveram apenas 29 foram eleitos, pois cumpriram as exigências do governo federal. Nova Iguaçu ficou em quinto lugar”, explicou.

A Cozinha Comunitária terá cerca de mil metros. A Prefeitura será responsável por contratar os funcionários. Serão duas equipes: uma formada por nutricionista, cozinheiro, assistente social e auxiliares de cozinha, e a outra formada por profissionais qualificados para promover os mini-cursos. “Mais do que um local que servirá refeições diárias, a Cozinha Comunitária será um espaço de inclusão social”, concluiu Berriel.

Os beneficiários também participarão de reuniões periódicas de avaliação e monitoramento e receberão visitas domiciliares. Em todo o Brasil, mais de 500 unidades de Cozinhas Comunitárias já foram financiadas pelo governo federal, distribuídas por mais de 300 municípios em 20 Estados. Nova Iguaçu será a primeira cidade da Baixada beneficiada pelo programa.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro