Olho vivo, faro fino | 26 de maio de 2018 - 17:36

Leão do Norte em dose dupla

Reppolho (Percussionista, compositor e pesquisador). Em carreira solo lançou cinco discos autorais. Como pesquisador nos brindou, em 2011, com o volume “Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão", obra de conteúdo louvado por Ricardo Cravo Albin e Fred Góes, dois dos nossos balizadores na área da pesquisa musical. Instrumentista de peso trabalhou com os principais artistas nacionais, tais como Milton Nascimento, Elza Soares, Tim Maia, Johnny Alf, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Nana Caymmi e Luiz Melodia.
Ednaldo Lima (Violonista e compositor). Nos anos 90 lançou um compacto duplo pela gravadora Rosemblit e ainda os CDs “Arrasten” e “Cabeça de Gala”, ambos independentes.
E o que une esses dois? Com certeza, os Maracatus de Baque Virado, os Caboclinhos, os Terreiros de Xangô (candomblé pernambucano de ascendência comum, jeje-nagô, aos da Bahia e do Rio de Janeiro) e as Troças da infância, no bairro de Água Fria, em uma Recife setentista, onde ambos começaram a carreira nos bares e festivais, sedimentando uma amizade e admiração mútuas pelo trabalho um do outro. O que os une, também, é a pluralismo sonoro, a diversidade harmônica e a mescla de gêneros, comuns em artistas inquietos e insatisfeitos com o mercado mainstream musical brasileiro, integrantes de uma cena artística da região que abriga as bandas Eddie, Nação Zumbi e Cumadre Fulorzinha, além de craques como Lenine e Orquestra Spock, herdeiros da poesia de Carlos Penna Filho e Seu Boi Sarapião.
Com essa verve é que se uniram e lançaram em dupla, em 2018, o EP “Juntos” (Selo GJS), com tendências pop de revisitação do tradicional, em uma antropofagia musical, de canibais experientes no assunto, experimentada em discos-solos anteriores.
No CD constam “Eternamente Clara”, samba-canção em homenagem à Clara Nunes, pontuado pelo cavaquinho de Valmir Ribeiro; “Na Sombra do Baobá”, um ijexá estilizado de Ednaldo Lima em tributo ao parceiro; o samba-coco “Pra Naná”, da dupla, em reverência a Naná Vasconcelos, outra referência na trajetória deles, interpretado por Reppolho, com um “Canto de Lavadeiras” das cantoras pernambucanas Carolina Valverde e Maria Tereza; “África Brasil”; “Batá-cotô” e “Amante de bicicleta”, de Ednaldo Lima, transformada em clipe, com os parceiros pedalando pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro.
O time de músicos bem que poderia defender a Copa na Rússia, só tem craques da pelota musical: Carlito Gepe, Emerson Mateus e Felipe Escovedo (baixos), Roberto Stepheson (sax tenor e pífanos), Márcio Souza e Naná Amâncio (guitarras), Leo Rugero (violino e viola), Vander (trumpete), Tuninho Villas (teclados e drum machine), Adriana Passos e Morma Renia completando o backing-vocal nas outras faixas, além de Reppolho e Ednaldo Lima em seus respectivos instrumentos e na confecção dos arranjos.
Enfim, a cultura pernambucana, legada pela diáspora africana e com raízes ameríndias, nos presenteia com este belo trabalho, corroborando que o “Leão” é do Norte-Nordeste, mas tem rugido universal.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Publicou 12 livros, entre os quais “Sapo C/ Arroz” (poesias/1979); “Emboscadas & Labirintos” (Contos/1995); “Alguns Aspectos da MPB” (Ensaios/2008); “O Guitarrista Victor Biglione & A MPB” (Perfil/2009) e “A Letra & A Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças” (Ensaio/2019). Pesquisador musical trabalhou para PUC-Rio, UNI-Rio, UERJ, UFRJ, Biblioteca Nacional, Instituto Antônio Houaiss, CNPq, FINEP, EMI-ODEON e Dicionário Cravo Albin da MPB. Foi curador de projetos musicais, tais como “Quintas no BNDES” e “Novo Canto”. A partir de 1978 atuou como produtor de discos. Participou de seis CDS e um DVD de parceiros. Em 2012 lançou o CD “Quintal Brasil: Poemas, Letras & Convidados” com 17 faixas interpretadas por parceiros e cantoras (es), declamando oito poemas. Em 2022 lançou o CD “Perfil: Poemas, Letras & Convidados”, no qual foram gravadas, por parceiros e intérpretes, 17 faixas e declamou dois poemas. Letrista com cerca de 90 composições registradas por Anna Pessoa, Luiz Melodia, Mário Bróder e Pecê Ribeiro, entre outros. Dos seus quase 50 parceiros constam Amarildo Silva, Cacaso, Carlos Dafé, Claudio Latini, César Nascimento, Eliane Faria, Elza Maria, Ivan Wrigg, Joel Nascimento, Marko Andrade, Reizilan Cartola Neto, Renato Piau, Reppolho, Rildo Hora, Rubens Cardoso, Victor Biglione e Xico Chaves. Saiba mais em dicionariompb.com.br e wikipedia.org/wiki/Euclides_Amaral.

O LIVRO ALGUNS ASPECTOS DA MPB pode ser baixado de graça clicando aqui.

O LIVRO "O Guitarrista Victor Biglione" também pode ser baixado de graça clicando aqui.

O verbete do guitarrista Victor Biglione pode ser baixado clicando aqui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro