Eu amo o que faço | 24 de julho de 2016 - 19:43

Videoconferência: forte aliado para sua liderança

Os avanços da tecnologia têm permitido que o aperfeiçoamento profissional seja algo mais fácil de conseguir, bastando querer aprender mais e ter acesso à internet. A videoconferência é uma ferramenta perfeita para quem busca melhorar suas competências gerenciais e comportamentais, fazendo uma consultoria com um profissional de coaching, por exemplo, que pode ser realizada em uma simples conversa em vídeo. É possível ainda assistir a workshops e palestras e fazer cursos usando esta ferramenta, que pode auxiliar também no dia a dia, para facilitar a comunicação na empresa, com os subordinados, diminuindo custos com viagens e com o uso do tempo. 


A videoconferência pode ser de ponto e ponto, quando duas pessoas participam da chamada de vídeo. No entanto, é possível realizar conferências remota por vídeo com mais pessoas, chamadas de ponto-multipontos. O mesmo vale para a áudio conferência, que pode ser usada nas mesmas situações, mas sem a transmissão de imagem. Elas são extremamente úteis para a comunicação entre as pessoas, no trabalho, para conversar com a equipe e também para realizar cursos de formação.


As características que colocam a videoconferência como uma aliada para os líderes é a transposição de distâncias – que permite a comunicação mesmo quando o líder não está na empresa; a interatividade, que permite que ideias sejam trocadas durante o processo e não apenas que uma pessoa fale. Outro ponto significante que coloca este sistema como um grande aliado para a liderança é a formação, que pode ser feita a distância, nos momentos livres, para que o líder melhore sua performance e relacionamento com seu time de liderados, o que leva a melhoria dos resultados.


A chamada por vídeo pode ser realizada de qualquer lugar, onde você tem a possibilidade de realizar suas sessões de coaching e acompanhar webinars para aprimorar as competências e conseguir bons resultados no trabalho. É importante para a liderança o aperfeiçoamento profissional, para que seu relacionamento com a equipe seja o melhor possível e a empresa consiga atingir seus objetivos com uma equipe de trabalho motivada. 


As vantagens da videoconferência


Para quem já é um líder ou que está pensando em se tornar um líder no futuro a videoconferência pode ser uma grande aliada neste processo de desenvolvimento profissional, para ser um líder de sucesso e respeitado por sua equipe. São muitas as competências que um bom líder precisa desenvolver para ser cada dia melhor. Em uma época tão corrida como a que vivemos, as opções de cursos, palestras e consultorias online são ótimas pedidas para quem busca melhorar suas competências e habilidades, o que pode ser feito por meio de vídeo e áudio conferências.


Entre as vantagens da videoconferência para desenvolvimento da liderança está a possibilidade de realizar cursos e assessoria para aprimoramento em qualquer lugar e a qualquer, desde que tenha acesso à internet. É possível usar este recurso também para ministrar ou colocar um profissional de educação para ministrar cursos para a equipe, também à distância. Muitas empresas já se beneficiam deste recurso para realizar suas reuniões de trabalho, o que ajuda a economizar dinheiro e tempo. O contato com outros profissionais, de outros setores e filiais, também pode ser realizado usando esta forma de comunicação e evitando a necessidade de uma viagem.


No entanto, de uma forma geral, como aliado para a sua liderança, você pode usar esta ferramenta tanto para a comunicação com a equipe, se houver necessidade em algum momento, mas, principalmente, para melhorar sua capacidade de liderança, aprimorando suas qualidades e desenvolvendo as competências através de cursos online e comunicação direta com um coaching, por exemplo. É possível participar de um workshop sobre liderança de casa, que será muito proveitoso para a carreira, sem que tenha que se preocupar em ir até o local onde o evento está acontecendo, o que acaba atrapalhando muitas pessoas que precisam de um workshop de desenvolvimento da liderança.


Desenvolvendo competências de liderança


O coaching executivo tem sido muito usado para desenvolver lideranças, seja em reuniões presenciais ou à distância, onde são identificadas as necessidades de líder, quais os objetivos de sua liderança e o caminho a ser percorrido para chegar a ser um líder respeitado pela equipe, que irá trabalhar para obter os resultados com motivação. Muitas vezes, este processo para desenvolver as competências de liderança pode ser difícil de ser realizado, devido ao dia a dia corrido e o fato de ter que ir até um local para realizar as sessões de coaching ou os workshops de competências. Neste momento, a opção de conferência por vídeo chamada se torna uma boa opção.


Ao usar este recurso, o líder pode melhorar sua performance em pontos importantes para se destacar nesta posição, como a melhor maneira de encontrar e também desenvolver talentos, para saber valorizar seus subordinados e motivar a equipe, para que eles queiram crescer na empresa. O planejamento ao lado da equipe é outro ponto importante na liderança, para auxiliar cada colaborador na conquista das metas e objetivos. Outra habilidade que pode ser melhorada com o apoio de um coaching ou workshop sobre o tema. Outros pontos também podem ser aperfeiçoados através de conteúdos sobre liderança consumidos online, como a habilidade de ouvir os colaboradores e saber interpretar os objetivos da organização para repassar à equipe. Ser exemplo para os funcionários e saber comemorar as conquistas com a equipe também são características importantes de um líder, que podem ser melhoradas por uma videoconferência sobre liderança.
Desenvolver as competências necessárias a um líder é muito importante tanto para quem ocupa o cargo de liderança como para a empresa, pois desta forma há uma melhoria na comunicação entre o líder e a equipe e nos resultados, com mais motivação, que é algo que vem automaticamente quando o líder sabe conduzir a equipe. A videoconferência é uma grande aliada para você desenvolver suas competências e habilidades, diminuindo custos com tempo, pois ela pode ser realizada de qualquer lugar. Você já teve alguma experiência com videoconferência? Deixe sua opinião sobre o uso desta ferramenta para o aperfeiçoamento profissional e para a comunicação empresarial.


Forte abraço e muito sucesso!!


Luiz Dias


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro