Gastronomia | 31 de outubro de 2017 - 19:43

Japeri fica em 3º lugar entre as melhores receitas de alimentação escolar do Sudeste

Baixada Fácil
Japeri fica em 3º lugar entre as melhores receitas de alimentação escolar do Sudeste

Único representante do Rio de Janeiro, o município de Japeri ficou em terceiro lugar da região Sudeste na final do concurso nacional das ‘Melhores Receitas da Alimentação Escolar2017’, do Ministério da Educação.


Com a receita ‘Almôndegas com cenoura e aveia da Tia Lu’, a merendeira da Escola Municipal Teófilo Cunha Luciene de Oliveira Rosa, de 37 anos, disputou o prêmio com outras 14 profissionais. A iguaria só ficou atrás de receitas de duas escolas de Minas Gerais. O resultado foi divulgado na semana passada, durante premiação em Brasília.  


Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso apontou as cinco melhores receitas servidas nas escolas públicas brasileiras – uma por região. Ele busca valorizar o papel de merendeiros na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar.


Na etapa nacional, as 15 receitas finalistas foram preparadas e degustadas por um júri composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública, acima de 12 anos; um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. A segunda edição do concurso mobilizou mais de dois mil merendeiros.


A merendeira Luciene ganhou um prêmio de R$ 1 mil, uma placa de terceiro lugar, um kit para manipular alimentos. Sua iguaria fará ainda parte do livro de receitas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.



MOÇÃO DE LOUVOR À MERENDEIRA


“Essa experiência foi gratificante. Não esperava chegar até Brasília e ficar entre as melhores receitas do Brasil. A ‘almôndega com cenoura e aveia da Tia Lu’ não é só minha, é de Japeri, são dos alunos. Não vejo a hora dela ser servida nas escolas. Ela é nutritiva. Introduzi a cenoura e a aveia substitui a farinha de rosca”, explicou Luciene de Oliveira.


Ainda segundo a merendeira, uma nova receita já está sendo elaborada para concorrer ao concurso do próximo ano. “Só posso dizer que terá muito molho. Minha receita está sendo guardada a sete chaves”, adiantou ‘Tia Lu’.    


O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, festejou o trabalho das merendeiras no município. “Essa conquista foi muito bacana. Já falei em todos os lugares sobre o prêmio. Agradeço a ela (merendeira) e a todos profissionais que participaram do concurso. Vou promover algumas atividades no município para divulgar a iniciativa deles e incentivar outras merendeiras”, prometeu Moraes.


O vereador Wendel Andrei Coelho entregou nesta terça-feira uma Moção de Louvor à merendeira Luciene.  Para a secretária municipal de Educação, Roberta Bailune, o prêmio em Brasília é um reconhecimento ao trabalho feito nas escolas de Japeri.


“Estamos muito orgulhosos, nós da Secretaria e o grupo de merendeiras, pois é o reconhecimento do nosso trabalho, que é sério, oferecendo uma alimentação saudável e equilibrada”, disse.


A Prefeitura de Japeri estuda implantar a receita premiada no cardápio dos alunos das escolas e creches municipais, no próximo ano.


“Provei a almôndega da Tia Lu e adorei. Se pudesse comia todos os dias na hora do recreio. Muito boa mesmo”, elogiou o aluno Lucas de Lima Pereira, de apenas 7 anos, que saboreou o prato ao lado da amiga Yasmim da Silva, 7.


A prova do concurso ocorreu na Cozinha Experimental do Senai de Taguatinga (Distrito Federal), onde foram apresentados aos jurados pratos que remetem às tradições alimentares de todos os cantos do Brasil. Teve caldo de bode, lasanha de fubá, panqueca de polenta e outras preparações que fazem sucesso entre estudantes das mais variadas regiões brasileiras.