31 de janeiro de 2019 - 17:38

Jovens do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense visitam o AquaRio

Baixada Fácil

Jovens do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense visitam o AquaRio

Esta quarta-feira (30/01) foi um dia de muito aprendizado e novidades para os adolescentes do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense — União de Jovens Ambientalistas de Campos Elíseos (Unijace) — e jovens Agentes Ambientais. Eles puderam ampliar seus conhecimentos sobre a vida marinha e a preservação ambiental em uma visita guiada pelo Aquário Marinho do Rio de Janeiro - AquaRio. O grupo foi criado pelo Projeto EDUC - iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Essa foi a primeira visita dos jovens ao AquaRio. Eles ficaram surpresos com a diversidade de peixes e outros animais marinhos e puderam aprender mais sobre eles, com a orientação dos monitores do espaço. No percurso, eles se depararam ainda com instalações que mostram os impactos causados à vida marinha pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, que vão parar nos mares e mangues.


“Achei a visita maravilhosa, principalmente o momento em que a sereia mostrou um bilhete onde estava escrito que não era para jogarmos lixo no mar, porque faz mal para os bichinhos”, contou a ecoclubina Michele, 16 anos.


Outro ponto alto da visita foi a exposição interativa Limpa Oca, do Projeto UÇÁ – também desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os jovens participaram de uma competição na ‘Cama do Caranguejo’, que consiste em um emaranhado de elásticos com "lixos" pendurados, simulando a locomoção de organismos marinhos no meio oceânico. Todos que conseguiram atravessar em meio aos fios sem encostar nos resíduos concorreram a canudos ecológicos do Projeto UÇÁ.


“Foi muito interessante participar dessa brincadeira. Senti como é difícil a vida do caranguejo tendo que passar em meio ao lixo no manguezal. É uma forma muito legal de conscientizar e sensibilizar as pessoas”, disse Wagner Henrique, 17 anos.


O presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga, ressaltou a relevância da visita dos jovens ao AquaRio: “A Guardiões do Mar executa os dois projetos, o UÇÁ e o EDUC, e essa integração entre os projetos é de extrema importância, principalmente quando falamos de manguezal. É papel do ecoclube ser preparado para ser, literalmente, agente de transformação, replicador de boas práticas. Estou muito satisfeito por eles terem visto na prática tudo o que falamos nas aulas, partindo da ideia de que você só preserva o que conhece. Tenho certeza que agora eles podem levar ainda mais informações para suas casas, vizinhos e comunidade em geral”.


Formado por 15 adolescentes, com idade de 15 a 17 anos, o ecoclube Unijace tem como um de seus objetivos estimular o protagonismo comunitário nas comunidades Vila Serafim, Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro e Parque Marilândia, em Duque de Caxias. 


Projeto UÇÁ

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais, o que equivale a mais de 24 campos de futebol do Maracanã. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de Mestrado, para o biênio 2018-2020, ele vai atuar na melhoria da qualidade ambiental em oito municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. Serão feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores e caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/.


Projeto EDUC


O Projeto EDUC fortalece a comunidade para que ela possa desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto realizou um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, que possam ser trabalhadas de forma participativa. Estão sendo realizadas também ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Os interessados podem acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial.


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação