19 de novembro de 2018 - 16:01

Projeto EDUC lança moeda verde em Duque de Caxias

Baixada Fácil

Projeto EDUC lança moeda verde em Duque de Caxias

O que fazer para reduzir os danos ambientais causados pelos resíduos domésticos diários? Duas instituições públicas de ensino do bairro Campos Elíseos, em Duque de Caxias, serão palco de uma inédita iniciativa de economia circular: o lançamento da moeda verde EDUCoin. A estreia da cédula ecológica ocorrerá durante a Feira Verde, no dia 21/11, na Escola Municipal Profª. Maria Anger Dias Guarino e em 26/11 na CCAIC Campos Elíseos (Creche Centro de Atendimento à infância Caxiense de Campos Elíseos), das 14h às 16h. Pioneira na região, a ação é desenvolvida pelo Projeto EDUC — realizado pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Durante a Feira Verde, os estudantes poderão trocar resíduos sólidos levados de casa por cédulas de EDUCoins. Há uma conversão para a moeda verde nas “casas de câmbio” montadas nas escolas e com os créditos, os jovens poderão adquirir brinquedos, jogos e livros infantis no bazar verde nos dois dias de evento. Todos os objetos que serão “vendidos” aos alunos foram doados por moradores de comunidades do estado do Rio de Janeiro, durante o período em que o Projeto EDUC vem atuando, com atividades de educação ambiental. “A Feira Verde fechará todo o conteúdo que foi apresentado nas instituições durante o ano, promovendo o desenvolvimento sustentável, economia circular e educação consciente na prática”, explica a coordenadora de Educação Ambiental, Helensandra Costa.



Engrenagem do bem

O presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga, afirma que a iniciativa ensinará para as crianças, de forma prática, o valor do dinheiro e a ideia de que tudo o que produzimos pode voltar para a produção em vez de virar lixo. “De posse da moeda verde, a criança terá noção do valor de compra de algo e ao mesmo tempo ‘comprará’ ajudando o meio ambiente. Ela vai coletar ou vai juntar resíduos sólidos recicláveis para poder adquirir um bem que será reutilizado por ela e não um bem novo. O maior conceito que tentamos passar é que nem tudo que é descartado é lixo e não é necessário que você adquira bens novos para ser feliz. Esse é o principal conceito da moeda verde: reúso, reutilização e consumo consciente”, destaca.


A Feira contará com a presença dos jovens do Ecoclube UNIJACE — primeiro ecoclube da Baixada Fluminense; dos agentes ambientais comunitários; de representantes da Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias; integrantes do Unicirco; entre outros. É um projeto inovador e importante não apenas pela sustentabilidade, mas também pelo pertencimento, pois toda a comunidade passa a cuidar do local onde elas vivem.


Projeto EDUC

O Projeto EDUC fortalece a comunidade para que ela possa desempenhar um papel ativo no seu próprio desenvolvimento. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto está realizando um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, que possam ser trabalhadas de forma participativa. Estão sendo realizadas também ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Os interessados podem acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação