08 de março de 2019 - 22:52

Queimados amplia oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite

Baixada Fácil

Queimados amplia oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite

O Carnaval passou e chegou a hora de cumprir as tradicionais promessas de fim de ano, dentre as quais, uma das mais recorrentes é a de cuidar mais da saúde. Para incentivar a população a alcançar essa meta pós-folia, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a oferta do teste rápido para detectar doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C na rede básica de saúde do município: o procedimento realizado em nove pontos de atendimento estará disponível em todas as 18 unidades de saúde da cidade.


A iniciativa, que começa a valer a partir do mês de março, faz parte do serviço dos esforços da gestão municipal para prevenir e tratar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além da promoção de ações periódicas de educação em saúde, como palestras e campanhas de prevenção, o Programa de Combate às IST’s monitora e trata gratuitamente pacientes com este tipo de enfermidade.


“Atualmente, mais de 450 pessoas estão infectadas com o vírus HIV na cidade e fazem tratamento com medicamentos gratuitos. Além disso, só neste ano, houve mais quatro novos diagnósticos do vírus, dez casos de sífilis e um caso de hepatite B. Precisamos cada vez mais alertar a população sobre a importância do uso de preservativos e de realizar o teste rápido, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura dessas ISTs”, afirmou a secretária da pasta, Drª Lívia Guedes, que ressaltou que todas as unidades de saúde distribuem preservativos femininos e masculinos gratuitamente.


Como se prevenir?


As infecções sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de alicates de unha, seringas e agulhas (principalmente no uso de drogas injetáveis). A AIDS e a sífilis também podem ser passadas da mãe infectada - sem tratamento adequado - para o bebê durante a gravidez.


Os foliões que não se protegeram no Carnaval e desejam realizar o teste rápido podem procurar o Programa de IST’s (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu), com identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação