Empreendedorismo LGBTQIA+ | Foto: Freepik
Baixada Fácil
Empreender pode transformar a vida de quem não encontra trabalho no mercado formal e tem o sonho de abrir um negócio próprio. Mas quais passos precisam ser seguidos para tirar a ideia do papel e aumentar as chances de sucesso? O programa ‘Negócios de Orgulho’, parceria da Prefeitura de São João de Meriti com o Instituto Besouro, oferece cursos gratuitos de empreendedorismo voltados para a população LGBTQIA+.
A próxima turma terá aulas entre os dias 25 e 29 de agosto, das 18h30 às 21h30, na Unidade São João de Meriti da Universidade Estácio - Av. Automóvel Clube 2 - 384 - Vilar dos Teles. Além do conteúdo presencial, os participantes contarão com 90 dias de consultoria especializada para apoiar o desenvolvimento de seus projetos. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, independentemente do grau de escolaridade.
O programa utiliza a metodologia By Necessity do Instituto Besouro, reconhecido por já ter capacitado milhares de empreendedores. “A iniciativa busca fortalecer o protagonismo da comunidade LGBTQIA+, promovendo a inclusão social por meio do empreendedorismo. Ensinamos estratégias que possibilitam a geração de renda imediata para populações em situação de vulnerabilidade social”, explica Vinicius Mendes Lima, fundador e presidente do Grupo Besouro.
Os cursos ajudam a tirar negócios do papel com zero ou baixo custo em 10 etapas simples e com uma linguagem acessível a todos. A partir da análise do seu contexto, o aluno define o conceito do seu produto, desenha suas ações de marketing e divulgação, faz pesquisa de mercado, recebe noções de planejamento financeiro e de estoque, além de outros conteúdos.
Serviço:
‘Negócios de Orgulho’ em São João de Meriti
Data e horário: 25 e 29 de agosto, das 18h30 às 21h30
Endereço: Unidade São João de Meriti da Universidade Estácio - Av. Automóvel Clube 2 - 384 - Vilar dos Teles.
Inscrições aqui
Sobre o Instituto Besouro
O Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, vinculado ao Grupo Besouro, é uma organização da sociedade civil de direito privado dedicada à assistência social, educacional e cultural e à inovação. Sediado em Porto Alegre (RS) e comprometido com alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atua em parceria com governos e organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior, sendo considerado, atualmente, uma das maiores instituições de fomento ao empreendedorismo na Base da Pirâmide socioeconômica (Bottom of the Pyramid, ou simplesmente BoP, em inglês) no mundo. O Instituto diferencia-se especialmente pela aplicação da metodologia By Necessity, desenvolvida pelo seu fundador e presidente, Vinicius Mendes Lima, e que orienta para a criação de negócios próprios a custos baixos ou zero. A Besouro conduz, ainda, iniciativas relacionadas à Educação para o Futuro do Trabalho, sempre com o propósito de proporcionar melhores condições e oportunidades de vida às pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.