A psicóloga Aline Tissi fez palestra sobre o Agosto Lilás na USF Alfredo Ferreira Filho | Foto: divulgação
Baixada Fácil
Dentro do Agosto Lilás - Mês de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher -, a Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, reforça os canais de comunicação para denúncias de violência contra a mulher no município, que conta com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo.
As denúncias podem ser feitas através dos seguintes canais: Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo: (21) 98157-5774 / (21) 2761-5845; 180 - Central de Atendimento à Mulher; 190 - Emergência Polícia Militar.
“A Lei Maria da Penha completa 19 anos. Uma lei que nasceu da dor de uma mulher e se transformou em coragem, proteção e luta por justiça. Ela é um marco no combate à violência doméstica e familiar no Brasil, protegendo milhares de mulheres todos os dias. Em Belford Roxo, seguimos firmes na missão de garantir que cada mulher conheça seus direitos e se sinta segura para denunciar qualquer tipo de violência: física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial”, destaca a secretária municipal da Mulher, Tati Ervite.
Tipos de violência
As mulheres precisam estar atentas aos diversos tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, simbólica/institucional, política de gênero e coerção reprodutiva.
“Nossa rede de proteção está ativa, comprometida e em constante fortalecimento. Por isso, reforçamos: se você está vivendo uma situação de violência, denuncie. Ligue 180. Não se cale. Você não está sozinha, e nós estamos aqui para te acolher, orientar e garantir que a lei seja cumprida”, conclui a secretária.
“O Agosto Lilás é importante para conscientizarmos as mulheres sobre a questão da violência. É importante que elas denunciem os casos”, disse a psicóloga Aline Tissi, durante uma palestra na USF Alfredo Ferreira Filho, no bairro Maringá.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Belford Roxo fica na Avenida Joaquim da Costa Lima, 2.490, no bairro Santa Amélia.
Período de conscientização
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.
Promoção de eventos
A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.