• Baixada Fluminense | 14/12/2025 - 10:23
Enviado por Demétrio Sena em

DAS AMIZADES PROFUNDAS 

Demétrio Sena - Magé 

Até aonde você iria por uma grande amizade? Um amigo/amiga desses que você diz que ama? Seu amor é sincero, se ele atua nos contextos difíceis; no campo do improvável; do inesperado. Poupar pessoas queridas de sofrimentos; blindá-las de mágoas e protegê-las contra a má fé dos outros, ainda que demande muitos esforços, é declaração de amor. Vale muito mais que palavras; que discursos desse amor.

Uma grande amizade, embora normalmente só demande pequenos gestos no dia a dia, e também palavras doces, como recapeamentos contínuos da estrutura do afeto, isso não basta. Não naqueles momentos cruciais. Ela só é provada, em sua essência, quando a pessoa querida precisa de salvação; de um acolhimento que protege; de parceria contra o mundo e pessoas que podem ferí-la, mesmo que essas pessoas tenham alguma proximidade ou coleguismo paralelo.

É muito bom não precisarmos nos preocupar com uma grande amizade. Significa que tudo está bem. Que temos tempo generoso para sorrisos, assuntos leves e aventuras prazerosas. Mas quando a realidade sofre um "revertério", é compensador para ambos: constatar que lá está o outro: ombros a postos, o colo forrado e aquela disposição para se indispor com o mundo e enfrentar intempéries em razão desse afeto.

Se formos falar de obrigação, estas linhas não se sustentam. Não. Ninguém é obrigado a esse nível de afeto. A essa grandeza em relação ao outro. Amizades não são regidas por leis. A ética nas grandes amizades é de natureza espontânea. Qualquer contexto de obrigatoriedade minaria todo o seu valor.

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei 

 

Sticky Menu
COLOR SKINS
COLOR SCHEMES