• Baixada Fluminense | 09/11/2025 - 17:07
Enviado por Demétrio Sena em

BOLSISTAS 

Demétrio Sena - Magé 

Sei bem o que é ser bolsista. Fui aluno bolsista, na adolescência, em uma escola de meninas e meninos ricos. O aluno bolsista é aquele colega dos cantos. Os outros até o cumprimentam - com olhos de peixe -, alguns o tratam muito bem, individualmente, mas olhando por cima... e quando estão com os outros da mesma "casta", esquecem que ele existe, pois ele é "legalzinho", inteligente, "limpinho" e simpático, mas pega mal misturá-lo. Sobretudo permitir que os outros vejam o quanto eles tratam o bolsista "como igual".

Por mais que o tempo passe, que avancemos na vida e na sociedade, ocupemos nossos espaços como protagonistas, com todas as demonstrações de capacidade pessoal, certas coisas nunca mudam. Se um dia fomos, teremos para sempre o cheiro indefectível de bolsistas... e somos, de certa forma, bolsistas naturais em alguns meios onde pensamos, inicialmente, gozar de algum pertencimento: clubes classistas, academias literárias, grupos temáticos, igrejas, e somos até amigos bolsistas de alguns indivíduos que nos tratam bem, individualmente (ou às escondidas), mas olhando por cima... pois nos acham "bem legaizinhos", inteligentes, "limpinhos" e até simpáticos, mas... no fundo, somos "apenas" os bolsistas.

Quem nasce e cresce dentro de uma realidade que é a mesma da maioria (no caso, as minorias), terão que ser, em algum momento, bolsistas como eu fui, por necessidade real e absoluta. Mas não temos que ser bolsistas em determinados ambientes discriminatórios que não têm essência relevante... são desnecessários... não acrescentam valores humanos às nossas vidas, porque são fúteis em seus deslumbramentos... e não precisamos, em nenhuma hipótese, ser afetos ou amigos bolsistas de ninguém.

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei 

 

Sticky Menu
COLOR SKINS
COLOR SCHEMES