HEI; VOCÊ NÃO É SUPER RICO
Demétrio Sena - Magé
Há quantias em dinheiro, que não saberíamos contar. Quem tem essas quantias não mora, trabalha nem circula em lugares ao nosso alcance. Não são os donos dos pequenos comércios de nossos bairros nem a moçada motociclista que faz cavalo de pau à nossa frente ou senhorinhos e senhorinhas que passan por nós com seus carros de algum luxo e abrem janelas para lançarem saquinhos de lixo. Em outras palavras, os super ricos, que são poucos e detém quase toda grana do país, não circulam normalmente por aí.
São esses, os que não pagam impostos ou pagam o mínimo. Proporcionalmente (procure a palavra proporcionalmente no Google), nós temos muito mais encargos a pagar do que esses bilionários e trilionários de quem o governo quer receber um pouco mais ou algum imposto, para diminuir a carga em nossos ombros. Para conseguir isentar os reais trabalhadores, que recebem até Cinco Mil Reais por mês e cobrar um pouco menos dos que recebem Sete, Oito, Nove Mil. Ninguém quer esfolar os super ricos; apenas dividir com eles o que praticamente apenas nós pagamos em múltiplos impostos.
O governo não quer mudar isso porque é bonzinho. Político nenhum é bonzinho. É porque isso está inserido nos princípios das direitas políticas, que são trabalhistas, e neste momento quem governa o país é um político esquerdista, trabalhista, que já foi um trabalhador simples. Que também montou uma equipe na qual estão incluídos muitos ex-trabalhadores simples. Na política, existem os representantes dos poderes financeiros e os da população tabalhadora. Esses últimos devem trabalhar para o equilíbrio entre o trabalho não escravo nem análogo à escravidão, por meio dos direitos que promovem justiça social, e o empresariado, oferecendo boas formas de lucrar sem cometer crueldades.
Já os políticos representantes dos poderes financeiros (os grandes empresários, os grandes investidores, banqueiros, magnatas) não trabalham pelos dois lados. Trabalham apenas pelos poderosos e querem o povo sempre sob o seu dominio, trabalhando cada vez mais, cada vez mais pobre. Até porque, os politicos da direita/extrema direita são os próprios membros dos poderes financeiros. Não sou economista nem estou apresentando dados técnicos. Falo do óbvio; do que vivencio. Do que todos nós, trabalhadores, pequenos empresários, pequenos investidores vivenciamos.
Operações financeiras internacionais vão muito além de comprar produtos da Shopee. Com a taxação dos super ricos, das grandes operações financeiras internacionais, haverá mais dinheiro em circulação entre o próprio povo. E se um produto ou outro da Shopee ficar Um Real mais caro, os produtos nacionais, em lojas físicas e até virtuais, mas do país, ficarão alguns Reais abaixo. E não são estudos meus; é um raciocínio lógico. O equilíbrio alivia o lado que mais sofre. Até dentro de nossas casas é assim.
Tenha mais pena de si mesmo e de sua família trabalhadora do que dos donos de fortunas que não saberíamos contar. E se você tem um "bom carrinho", uma "boa casinha", um iPhone, não se preocupe. Você não é super rico; dono de fortunas incalculáveis, nem o seu tio, que tem mais bens do que você. Você, que está lendo este ensaio; que por acaso conseguiu chegar a estas linhas, NÃO É UM SUPER RICO!
... ... ...
Respeite autorias. É lei