09 de dezembro de 2010 - 23:27

Livro conta a história de Armanda Álvaro Alberto

Baixada Fácil

Livro conta a história de Armanda Álvaro Alberto
“Mate com Angu - A História de Armanda Álvaro Alberto”, o décimo nono livro da escritora Dalva Lazaroni foi lançado oficialmente em Duque de Caxias na noite do dia 7 de dezembro, na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola. A obra é fruto de 20 anos de pesquisa e reúne cerca de 6 mil documentos e fotografias. Ele narra a impressionante trajetória da educadora, que implantou no Brasil as revolucionárias técnicas da italiana Maria Montessori, de quem foi aluna aos nove anos de idade. À frente de seu tempo, ela foi a primeira educadora no país a servir merenda aos alunos.

Armanda Álvaro Alberto era uma aristocrática moradora de Copacabana que decidiu fundar, em 1921, a Escola Proletária de Meriti para filhos de famílias pobres e que, muitos anos depois, foi presa por ordem do carrasco Felinto Muller, no governo Getúlio Vargas, por ligações com o Partido Comunista Brasileiro. Essa escola, que depois teve o nome mudado para Escola Regional de Meriti, conhecida como “Mate com Angu”. A educadora criou também a União Feminina do Brasil e o Círculo de Mães, o primeiro no Brasil que estabeleceria o elo escola-família.

“É uma grande história, que poucos conhecem e o Brasil não pode esquecer”, assinala Dalva, que já teve um de seus livros, sobre Chiquinha Gonzaga, transformado em minissérie de sucesso na TV Globo. A escritora foi criada e viveu em Duque de Caxias por várias décadas, onde ocupou cargos públicos e se destacou no campo intelectual.

O professor Paulo Mainhard saudou os presentes em nome da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), de cujos quadros a escritora faz parte, e que organizou o lançamento com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Representando o prefeito José Camilo Zito (PSDB), o secretário Gutemberg Cardoso enalteceu a atuação dessas duas grandes mulheres. “Dalva Lazaroni, primeira vereadora eleita em Duque de Caxias, demonstrou muita coragem ao decidir contar em livro a história de Armanda Álvaro Alberto, uma das mais importantes personagens da nossa história. Parabéns Dalva por mais esse trabalho para engrandecer nossa história e a cultura”, disse o secretário, abraçado à professora Martha Rossi, que trabalhou muitos anos ao lado da professora Armanda, como sub-diretora.

Muitos amigos e intelectuais lá estiveram, como o presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Carlos Caê; da diretora do Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias, Tânia Amaro; e do diretor de Turismo do Município, Daniel Eugênio; além de jornalistas, poetas, professores e representantes de entidades da área cultural da Baixada.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro