27 de janeiro de 2012 - 19:26

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para curso de Libras

Baixada Fácil

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para curso de Libras
A Prefeitura de Nova Iguaçu inicia, no dia 07/03, um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). No total serão oito aulas, sendo quatro em março e quatro em abril. Cada uma terá a duração de três horas. Serão abertas 30 vagas, 10 destinadas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, cada secretaria municipal também poderá indicar funcionários interessados. “Vale ressaltar a importância de todas as secretarias municipais terem em seus quadros um intérprete de Libras para auxiliar no atendimento ao público”, ressaltou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso.

Um dos objetivos do curso é ensinar Libras para alunos-ouvintes como segunda língua de uso institucional. As inscrições começam no dia 30/01 (segunda-feira), na Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Semdpedef (Rua Ataíde Pimenta de Moraes, 528 – Centro – prédio da Prefeitura).

Segundo Daniela, o curso será ministrado na Unig pelo professor Damião Ferreira da Silva, que é graduado em História com qualificação e proficência para tradução e interpretação de Libras. “É um curso básico e pretendemos montar um mais avançado. Qualquer pessoa pode se inscrever. Os alunos receberão certificados emitidos pela Semdpdef. Outro objetivo do curso é qualificar futuros profissionais para atuarem na educação inclusiva”, destacou a secretária.

Durante as aulas os alunos estudarão diversos tópicos, destacando-se os seguintes: pronomes interrogativos e pessoais; como a língua de sinais chegou ao Brasil; profissões; meios de transportes; medidas; diálogo em Libras; sociedade inclusiva; saudações e alfabeto manual; advérbios de lugar e de tempo, entre outros itens.

Professor há nove anos, Damião Ferreira da Silva disse que oito aulas são suficientes para começar a conversar com alunos surdos. Ele avalia que para ser um bom intérprete de Libras é necessário um ano e meio de estudos. “Esse curso básico é o pontapé inicial, que será fundamental para quem está aprendendo. Quando um surdo encontra uma pessoa que sabe Libras, é uma felicidade só. Afinal, ele terá alguém para dialogar”, avaliou Damião, que é professor do Instituto Nacional dos Surdos (Ines), que fica no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio, e da rede de educação municipal de Belford Roxo.

Atendimento diferenciado

Buscando enriquecer o currículo, a estudante do último ano de pedagogia Cíntia Machado, 30 anos, que também é servidora municipal, ressalta a importância de pessoas não deficientes estarem atentas à boa comunicação com todos. “Estou interessada no curso porque na minha área de atuação será imprescindível, também estarei apta para me comunicar com pessoas com deficiência auditiva que buscarem atendimento na prefeitura”.

Parte da comunicação inclusiva, o conhecimento da linguagem de sinais possibilitará aos servidores da Prefeitura de Nova Iguaçu um atendimento diferenciado a qualquer cidadão. A funcionária da Secretaria de Governo (Semug), Jaciara Maltez foi incentivada pela filha de 14 anos que também fará o curso. “Nós também precisamos nos incluir e melhorar nosso desempenho como cidadãos”, destacou expressando com o grupo de servidoras a palavra ‘nós`, ensinada pelos intérpretes Natália do Carmo e Ítalo Cavalcante.

Tatyane Silva Souza, 23, trabalha com atendimento e acompanhamento das famílias cadastradas no Programa do Leite (atende famílias com renda inferior ou igual a meio salário mínimo, doando 12 caixas de leite por mês nos bairros de Austin, Km 32 e Comendador Soares). “O curso vai somar não apenas melhorando o meu currículo, mas também o meu trabalho com essas famílias”, concluiu.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2667-7649 ou pelo email: semdpedef@novaiguacu.rj.gov.br.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro